Como lidar com alunos tímidos?

Lidar com alunos tímidos pode ser um grande desafio para muitos professores. Porém, uma coisa nós podemos dizer de antemão: tentar forçar a interação social do aluno pode ser um grande erro. Isto é, expô-lo na frente da sala de aula ou forçá-lo a conversar com os outros alunos são ações que podem prejudicar ainda mais a sociabilidade da criança.

Por isso, é preciso cautela na hora de criar um ambiente no qual o aluno se sinta mais confortável e seguro. Além disso, lembre-se de que é muito importante acionar os pais e orientá-los quanto à necessidade de acontecer o acompanhamento psicológico da criança em casos nos quais a timidez é intensa e prejudica o desenvolvimento do aluno.

Além disso tudo, neste texto, apresentamos outras considerações que levam em conta a necessidade de construirmos ambientes que auxiliem as crianças tímidas na escola. Vamos lá!

Como lidar com alunos tímidos?

Os professores podem apostar em estratégias para lidar com alunos tímidos. Algumas dizem respeito à forma como a sala de aula é organizada, e outras podem ter relação com as atividades que são propostas no dia a dia. Descrevemos algumas delas a seguir:

1. Elabore atividades que os seus alunos tímidos tenham mais segurança

Se você percebe que o seu aluno tímido tem mais confiança em determinados assuntos, por sentir que os domina com mais facilidade, considere elaborar algumas atividades que contenham a temática em questão. Assim, caso ele precise apresentar os resultados do trabalho para a turma, poderá se sentir um pouco mais confiante frente ao material que ele mesmo preparou.

2. Mude a dinâmica física da sala de aula

A sala de aula também pode ser mudada para lidar com alunos tímidos. Você pode transformar o formato que vem sendo seguido. Assim, ao invés de deixar uma carteira atrás da outra – sendo que, normalmente, o aluno tímido pode se isolar e se “esconder” em um canto da sala dessa forma -, você pode fazer a famosa meia lua.

Isso porque os alunos poderão se olhar nos olhos com mais frequência, o que tende a criar uma atmosfera que vai promovendo mais segurança para algumas crianças tímidas.

3. Incentive a autoestima dos seus alunos tímidos

Além de incentivar a autoestima dos seus alunos de uma forma geral, foque em oferecer esse estímulo aos seus alunos tímidos, de uma maneira mais individualizada. Por exemplo, elogie os resultados obtidos, fale sobre o quanto você fica feliz quando ele conta uma história para você, enfim! Faça-o se sentir mais confiante diante das adversidades que ele pode viver por conta da timidez.

4. Jamais diga a alguém que a criança é tímida

Não fique dizendo que o seu aluno é tímido, nem para ele, nem para as outras pessoas. Ficar rotulando a criança, especialmente quando ela está presente, pode apenas fortalecer o quadro.

5. Converse e ouça o seu aluno

Converse com o seu aluno sempre que possível. Ouça o que ele tem a dizer, ajude-o a dar nome para as emoções que sente e ajude-o a refletir sobre os motivos pelos quais ele pode estar se sentindo tímido. O acolhimento é muito importante para construir laços mais seguros e fortes entre você e seus alunos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.