Como lidar com alunos que têm transtorno de aprendizagem?

Embora não exista um script que possa ser seguido para lidar com alunos que têm transtorno de aprendizagem, algumas medidas podem sim ser interessantes no dia a dia na sala de aula.

Quanto mais informações claras e precisas o professor tiver sobre o caso do seu aluno, menos estigma e “mitos” poderão atrapalhar a sua abordagem pedagógica. Afinal, infelizmente, ainda vemos muito preconceito com relação aos transtornos mentais e, por isso, saber como eles ocorrem e quais são os seus reais impactos é uma das maneiras de quebrar tabus e buscar um viés científico e pautado em estratégias eficientes.

Com isso em mente, acompanhe este texto e inspire-se nas considerações que trouxemos para você refletir. 🙂

Como lidar com alunos que têm transtorno de aprendizagem?

Pequenas mudanças na postura do professor já podem começar a ajudar a lidar com alunos que têm transtorno de aprendizagem. Como dito anteriormente, apesar de não existir receita nesses casos, ainda assim podemos construir uma atmosfera mais rica para os nossos alunos com algumas atitudes.

O essencial é que seja levado em conta a subjetividade da criança. Assim, o professor deve atuar com um olhar atento ao que vem acontecendo na sala de aula, com o propósito de tomar atitudes que realmente envolvam o aluno de uma maneira positiva nas suas aulas.

Abaixo apresentamos considerações que podem ajudar:

1. Empatia e escuta ativa

Ter empatia e saber escutar o aluno de forma ativa são atitudes que fazem diferença. Quando o professor se propõe a visualizar a singularidade do aluno, entendendo os seus pontos fortes e fracos, mergulhando nos seus limites e desvendando alguns dos seus traços subjetivos, é possível construir aulas e atividades que, talvez, tenham mais sinergia com o aluno em questão.

Por isso, escutá-lo, aproximar-se dele e tentar compreender as visões que ele tem da sala de aula e das matérias, é algo incrível.

2. Minimize as distrações na sala de aula

Se você quer lidar com alunos que têm transtorno de aprendizagem, lembre-se de que a sala de aula precisa ser um ambiente propício para a aquisição de conhecimento. Sendo assim, é importante cuidar com as distrações que possam atrapalhar os seus alunos. Elimine-as ao máximo, deixando o ambiente mais neutro e propício para o desenvolvimento das crianças.

3. Elabore atividades alinhadas aos limites do aluno

Cada aluno tem um tempo específico de aprendizagem. Só por isso, poderíamos investir em uma variação de métodos de avaliação e de transmissão de conhecimento. Agora, em se tratando da temática de lidar com alunos que têm transtorno de aprendizagem, isso pode ser ainda mais discutido.

Afinal, precisamos elaborar atividades que propiciem aprendizagem e interação de todos os alunos, levando em conta, nesse caso, os limites de cada um. Tentar explorar esses limites, aos pouquinhos e sem forçar a barra, também é interessante.

4. Ajude o aluno a encontrar novos métodos de estudos

Por fim, considere ajudar o seu aluno a encontrar novos métodos de estudos que possam ser mais efetivos para ele. Ajude-o a desvendar formas diferentes e criativas de fazer as atividades, a fim de explorar os potenciais que ele possui.

Boa sorte!

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