LIBERADO empréstimo consignado até dezembro de 2021 via INSS

A ampliação da margem do empréstimo consignado veio através da aprovação de uma Medida Provisória, que vencerá no dia 31 de dezembro.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem contratar empréstimos com valores maiores. No dia 31 de março deste ano, a margem da modalidade de empréstimo foi ampliada de 35% a 40%.

Veja também: INSS vem realizando cortes em diversos auxílios-doença

No entanto, essa possibilidade tem data de validade. Isso porque, a ampliação da margem do empréstimo consignado veio através da aprovação de uma Medida Provisória, que vencerá no dia 31 de dezembro.

Todavia, até lá os segurados podem comprometer até 35% do valor do seu benefício em empréstimos, e até 5% em cartões de crédito. Na contratação do crédito consignado, parte do valor da dívida é descontado diretamente da folha de pagamento do contratante.

Por essa razão, há uma facilidade em encontrar propostas de empréstimos. Várias instituições financeiras oferecem a modalidade de crédito, inclusive, com taxas de juros e período de carência vantajosos.

Nova margem consignável a partir de dezembro

Com o encerramento da proposta, a partir do dia 1º de janeiro de 2022, os aposentados e pensionistas da autarquia terão de volta as seguintes proporções:

  • 30% para contratação de empréstimo consignado;
  • 5% para utilização de cartão de crédito.

Além disso, também será suspendida a regra que exige os bancos a darem um prazo de quatro meses de carência. Contudo, caso a instituição ofereça essas condições por conta própria, o segurado deverá estar atento a incidência de novas taxas de juros e valores adicionais.

Pagamento de R$1.100 é liberado para todos os grupos via INSS

Na última segunda-feira, 1º, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a realizar os pagamentos de outubro do cronograma destinado aos segurados que recebem benefício com valor superior ao salário mínimo. Lembrando que simultaneamente os pagamentos para os benificiários que recebem um piso nacional também serão realizados.

Os aposentados e pensionistas que recebem apenas um salário mínimo já está recebendo a mensalidade desde o dia 25 de outubro. O pagamento ocorre de acordo com dígito final do Número de Identificação Social (NIS) de cada segurado.

Confira as próximas datas de pagamento para beneficiários que ganham um piso nacional:

  • NIS final 6: Recebem dia 1º de novembro;
  • NIS final 7: Recebem dia 3 de novembro;
  • NIS final 8: Recebem dia 4 de novembro;
  • NIS final 9: Recebem dia 5 de novembro;
  • NIS final 0: Recebem dia 8 de novembro.

Confira o calendário para os segurados que ganham mais de um salário mínimo:

  • NIS final 1 e 6: Recebem dia 1º de novembro;
  • NIS final 2 e 7: Recebem dia 3 de novembro;
  • NIS final 3 e 8: Recebem dia 4 de novembro;
  • NIS final 4 e 9: Recebem dia 5 de novembro;
  • NIS final 5 e 0: Recebem dia 8 de novembro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.