LIBERADA! Google Fotos tem nova função que agrupa imagens parecidas; veja como usar

O Google Photos, um dos aplicativos mais populares para armazenamento e gerenciamento de fotos, acaba de lançar um novo recurso que promete facilitar a organização e economizar espaço na biblioteca de imagens. Chamado de “Agrupamento de Fotos”, ou “Photo Stack”, essa funcionalidade permite agrupar várias imagens similares em uma única miniatura, tornando mais fácil encontrar e gerenciar essas fotos.

Como funciona o Photo Stack?

O recurso de agrupamento de fotos do Google Photos é aplicado a imagens tiradas no mesmo momento, ou seja, fotos que foram capturadas em sequência. Quando ativado, o aplicativo agrupa essas imagens similares em uma única miniatura na biblioteca, exibindo um ícone de quadrados no topo para indicar que se trata de um agrupamento. Além disso, a miniatura informa quantas outras imagens estão armazenadas dentro desse grupo.

A funcionalidade do Photo Stack pode ser especialmente útil para poupar espaço no armazenamento do dispositivo, além de facilitar a identificação e remoção de fotos repetidas ou muito similares. É uma forma prática de manter a biblioteca de imagens mais organizada e otimizada.

Ativação manual do recurso

Embora o recurso de agrupamento de fotos seja uma adição bem-vinda ao Google Photos, é importante ressaltar que ele precisa ser ativado manualmente por cada usuário. Ainda não está claro como será a distribuição desse recurso para mais dispositivos, mas é provável que em breve esteja disponível para o público geral no Android.

De acordo com relatos de usuários, o recurso Photo Stack ainda não estava disponível na versão 6.60 do Google Photos para Android. No entanto, é possível conferir o funcionamento da opção por meio de capturas de tela publicadas por usuários que encontraram a novidade no código da versão Beta.

Como ativar o Photo Stack e escolher a imagem de capa

Ao ativar o recurso de agrupamento de fotos, o Google Photos oferece opções adicionais de configuração. É possível escolher qual imagem será a capa do agrupamento, ou seja, a imagem que será exibida como representante do grupo na biblioteca. Essa configuração permite deixar a biblioteca de imagens ainda mais organizada e personalizada.

Para ativar o Photo Stack, basta acessar o aplicativo Google Photos e procurar pelo ícone de três pontos na tela inicial. Ao selecionar essa opção, será exibido um menu que inclui a opção de ativar o recurso de agrupamento de fotos. A partir daí, é possível aproveitar todos os benefícios dessa funcionalidade de organização.

Outras novidades do Google Photos

Além do recurso de agrupamento de fotos, o Google Photos também lançou recentemente um novo gerador de vídeos. Essa funcionalidade utiliza inteligência artificial para identificar destaques da galeria, como viagens ou fotos com pessoas específicas, e cria automaticamente um vídeo curto na vertical, adaptado para compartilhamento em plataformas como Reels do Instagram ou TikTok.

Essa nova função de geração de vídeos foi oficialmente liberada pelo Google no final de outubro para alguns usuários no exterior e deve estar disponível em futuras atualizações para os usuários no Brasil.

Fique atento e aproveite as vantagens do novo recurso

O recurso de agrupamento de fotos do Google Photos, conhecido como Photo Stack, é uma adição interessante para esse popular aplicativo de armazenamento e gerenciamento de imagens. Com essa funcionalidade, é possível organizar melhor a biblioteca de fotos, economizar espaço e encontrar fotos similares de forma mais rápida e prática.

Embora seja necessário ativá-lo manualmente, o Photo Stack oferece uma maneira conveniente de agrupar fotos tiradas em sequência, evitando a duplicação desnecessária de imagens e facilitando a remoção de fotos repetidas. Além disso, o Google Photos também apresenta outras novidades, como o gerador de vídeos, que utiliza inteligência artificial para criar vídeos curtos com os destaques da sua galeria.

Portanto, se você é usuário do Google Photos, fique atento às atualizações do aplicativo e aproveite todas as vantagens desses novos recursos para tornar a sua experiência de gerenciamento de fotos ainda melhor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.