Liberação dos saques do Auxílio Emergencial começa esta semana

O Governo Federal entrou nesta segunda-feira (26) na quarta semana de pagamentos do novo Auxílio Emergencial. No entanto, esses pagamentos ainda estão acontecendo de forma digital, ou seja, as pessoas ainda não podem fazer saques do dinheiro nas agências da Caixa.

Essa lógica deve mudar ainda esta semana. É que de acordo com a própria Caixa Econômica Federal, as liberações para esses saques devem começar na próxima sexta-feira (30). Na ocasião, os informais que nasceram no mês de janeiro irão poder tirar o dinheiro presencialmente.

Inicialmente, o calendário do banco apontava o início desses saques para uma data quase três semanas além desta. No entanto, com o aumento da pressão em torno do tema, o banco decidiu antecipar esse prazo para fazer com que as pessoas possam tirar o dinheiro de forma um pouco mais rápida.

Muita gente estava criticando o calendário antigo do auxílio argumentando que várias pessoas não poderiam usar o dinheiro para fazer movimentações digitais. De fato, boa parte da população brasileira ainda não possui sequer acesso livre aos aparelhos com conexão com internet.

Agora, a Caixa espera que essas pessoas mais humildes possam ter acesso ao dinheiro de maneira mais rápida. O calendário de liberação dos saques vai se basear pela data de nascimento do trabalhador informal. De modo que o nascido em janeiro recebe primeiro e o nascido em dezembro recebe por último.

Saques do Auxílio

É preciso ficar atento com essas informações. São dois calendários diferentes. O primeiro diz as datas dos pagamentos. Esse é o que mostra as datas das liberações do dinheiro para as contas digitais. É aí que o trabalhador vai poder movimentar a quantia via Caixa Tem.

O segundo é o calendário dos saques. Esse aponta para novas datas. E são essas as datas das liberações dos saques para as pessoas. Então os informais que nasceram em janeiro, por exemplo, poderão sacar o dinheiro da primeira parcela na próxima sexta (30), por exemplo.

Reprodução: RPC

Em entrevistas recentes, o Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse que cada vez mais pessoas estão usando o aplicativo do Caixa Tem. Assim, ele acredita que boa parte dos beneficiários usem o dinheiro todo ainda com as transferências digitais, ou seja, antes mesmo dos saques.

Bolsa Família

Quando se fala em calendário de saques, é importante tirar os beneficiários do Bolsa Família dessa discussão. É que de acordo com a própria Caixa Econômica Federal, as pessoas que recebem o dinheiro desse programa podem tirar a quantia assim que o Governo libera o valor.

Então as pessoas que estão nesse grupo não terão um calendário próprio de saques justamente porque elas podem sacar no momento em que o Governo libera esse dinheiro. Eles também não precisam se preocupar com datas. Isso porque a data da liberação se baseia no mesmo calendário de sempre do Bolsa Família.

De acordo com a Caixa Econômica, a ideia de separar os pagamentos dos saques para os informais se baseou em uma questão de saúde pública. Isso porque existia um temor de que a junção das datas pudesse acabar formando filas gigantescas nas portas das agências.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.