Levantamento do Serasa diz que 7 em cada 10 brasileiros fazem compras parceladas

Cartão de crédito aparece como a modalidade mais utilizada

De acordo com uma pesquisa recente do Serasa, sete em cada dez brasileiros têm o costume de parcelar suas compras de produtos e serviços. A princípio, o levantamento do bureau de crédito identificou as várias causas que levam o cidadão a escolher essa modalidade de pagamento e não a tradicional quitação à vista.

Desse modo, o estudo demonstra uma preferência majoritária dos cidadãos de todo o país, de fazer suas compras e pagar em várias parcelas. Neste sentido, mesmo com o sucesso do PIX, as pessoas escolhem essa modalidade de pagamento. Segundo o Serasa, 71% dos consumidores preferem pagar em várias prestações.

Essas informações fazem parte da pesquisa “Relação com o Dinheiro”, uma parceria entre o Serasa Experian e a Opinion Box. Para o levantamento, cerca de 8.888 pessoas foram entrevistadas entre os dias 27 de julho e 23 de setembro de 2023. Ademais, uma das razões para o pagamento parcelado é a falta de dinheiro.

Todavia, 27% das pessoas entrevistadas no levantamento disseram que escolheram fazer um pagamento em várias prestações devido ao fato de não terem os valores totais disponíveis no momento da aquisição de um produto ou serviço. Para 25% dos entrevistados, a cobrança dos juros relativos às compras foi prioritária.

Pesquisa do Serasa

Segundo a pesquisa do Serasa, 25% das pessoas entrevistadas disseram que têm um costume regular de pagar a maioria de suas compras parceladas, independente do produto ou serviço ofertado. 24% dos entrevistados afirmam que compram em várias parcelas para que possam, dessa forma, adquirir um número maior de itens.

Sendo assim, cerca de 23% das pessoas que participaram do levantamento, disseram que através das compras parceladas, elas conseguem reduzir os valores ao longo do tempo. Aliás, isso quer dizer que elas preferem pagar em um número maior de prestações em valores pequenos durante um período pré-determinado.

Patricia Camillo, gerente do Serasa, afirma que “O parcelamento parece, de fato, incorporado à realidade econômica dos brasileiros”. Curiosamente, a maior parte das compras efetuadas em várias prestações, são feitas com o cartão de crédito de outras pessoas. De fato, 38% dos entrevistados na pesquisa, agem dessa maneira.

Analogamente, o levantamento apontou que 50% dos entrevistados de Alagoas compram produtos parcelados, usando cartões de crédito de outras pessoas. Em Pernambuco o índice cai para 47%, no Rio de Janeiro, também 47%. O boleto é utilizado por 27% das pessoas entrevistadas, o crediário de lojas por cerca de 24%.

Pesqusia do Serasa
Pesqusia do Serasa/Fonte: pixabay

Planejamento financeiro

Especialistas em economia dizem que através de um planejamento financeiro e uma boa organização, a compra parcelada pode ser uma boa opção em casos de emergência. Em algumas situações, é possível utilizá-la para a aquisição de um item especial, desejado, na compra de um imóvel, ou ainda, para um bem durável.

Dessa maneira, é conveniente mencionar que três, entre quatro pessoas, em algum momento de suas vidas busca pela contratação de um crédito. Entre as modalidades mais procuradas em bancos e instituições financeiras de todo o país, estão o cartão de crédito, com 53%, e o empréstimo pessoal, com cerca de 48%.

Outras modalidades bastante procuradas pelos brasileiros são o crédito consignado, com 21%, e o cheque especial, com 13%. Em último lugar está o financiamento de veículos automotores, com 10%. Em suma, o levantamento do Serasa apontou que 56% das pessoas entrevistadas fazem um controle de seus gastos, todos os meses.

A organização financeira é feita de várias maneiras, como por exemplo, anotações em papel, com 42%, análise de faturas, com 33%, e verificação de extrato bancário na internet, com 29%. A pesquisa também demonstrou que os consumidores estão mais otimistas em relação a questões financeiras, cerca de 53% dos entrevistados.

Situação econômica

O estudo do Serasa demonstrou que 47% das pessoas entrevistadas estão mais seguras com seu dinheiro, em relação a outros anos. Segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados sentem menos medo neste momento em relação a sua situação financeira. Aliás, são vários fatores que levam a um aumento do otimismo.

Em conclusão, o país nos últimos tempos, apresentou uma melhora exponencial em seus índices econômicos. Houve uma redução da inflação e do desemprego. Além disso, o Banco Central recentemente cortou a taxa de juros básica da economia, Selic. O fim da pandemia de covid-19 também influenciou no otimismo apresentado pelo levantamento do Serasa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.