Levantamento aponta que ações para conter a evasão e o abandono escolar são escassas

A evasão e o abandono escolar são pautas já antigas da educação brasileira. No entanto, por conta do cenário de pandemia da Covid-19, o quadro de evasão pode se agravar.

Assim, com a suspensão das aulas presenciais e a dificuldade de acesso ao ensino remoto, educadores temem o risco de aumento na desistência. Apesar de denotarem a mesma ideia, o abandono e a evasão escolar têm diferenças.

Enquanto, o abandono é quando o aluno deixa os estudos ainda durante o ano letivo, ainda matriculado. Já a evasão escolar é quando o estudante deixa de frequentar a escola e encerra a matrícula.

Relatório

Apesar do alerta e do problema não ser recente, as ações para combater a evasão e o abandono escolar são raras. Um levantamento com 20 redes públicas mostrou que há escassez de ações nas secretarias de ensino durante a pandemia para lidar com o problema nas escolas públicas.

O levantamento “Planejamento das redes de ensino para a volta às aulas presenciais: saúde, permanência e aprendizado” teve divulgação nesta sexta-feira (28).

Nesse sentido, o relatório aponta ainda que falta um plano articulado por parte do poder público. As raras ações identificadas são dos educadores. Assim, os únicos que atuam contra a evasão escolar são os gestores e os professores que buscam pelos alunos que não dão retorno nas aulas ou somem das aulas.

No entanto, na pandemia, se torna muito difícil monitorar a questão com o ensino a distância. Até mesmo o Ministério da Educação (MEC) não tem monitorado a questão. O MEC admitiu não saber quantos alunos da rede pública estavam acompanhando o ensino a distância.

A evasão tem efeitos negativos pois só aumenta a desigualdade social. Desse modo, se faz necessário pensar em ações para conter a evasão escolar e o abandono.

O estudo foi realizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre educação.
Veja Relatório mostra que um terço das crianças não tem acesso ao ensino remoto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.