Leonardo da Vinci: um resumo
Leonardo da Vinci é considerado, até os dias de hoje, um dos maiores gênios de toda a humanidade.
Da Vinci, além de refletir o Renascimento Artístico, movimento do qual fazia parte, oferece aos espectadores, em suas obras, uma série de indícios sobre como era desenvolvido o pensamento da Idade Moderna.
Dessa forma, não é de se surpreender que questões sobre Leonardo e seu contexto histórico estejam presentes nas principais provas do país, em questões de história e de artes.
Quem foi Leonardo da Vinci?
Leonardo da Vinci foi um dos mais importantes artistas italianos do período renascentista. Alguns estudiosos afirmam, ainda, que ele teria sido o maior artista de todos os tempos.
Da Vinci era o que classifica-se como “gênio completo”. Isso porque, o italiano conseguia atuar co maestria nas mais significativas áreas do conhecimento. Entre elas, podemos citar: engenharia, arquitetura, escultura, dança, literatura e pintura.
Leonardo da Vinci: Biografia
Da Vinci nasceu no dia 15 de abril do ano de 1452 em Anchiano, uma cidadezinha da região Toscana próxima à cidade de Vinci e de Florença, na Itália. Com 17 anos, Leonardo já estudava artes e conseguia produzir importantes imagens. Pouco tempo depois, o jovem artista seria contratado pela família Medici, mais especificamente por Lourenço de Medici, seu mecena, e receberia importantes encomendas.
Enquanto trabalhava na corte dos Medici, Leonardo receberia a alcunha de polímata, ou seja, o indivíduo que possui conhecimentos aprofundados nas mais variadas áreas e que atua nessas com habilidade. Isso porque, além de pintor, Da Vinci foi escultor, matemático, arquiteto, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, naturalista, químico, geólogo, cartógrafo, estrategista, criador de engenhos bélicos e inventor de instrumentos musicais.
Quando a família Medici acaba enfrentando alguns problemas, Leonardo vai para a França. Lá, ele irá ser responsável pelo projeto da residência do governador francês Carlos d’Amboise e por diversos outros trabalhos.
Leonardo da Vinci faleceria no ano de 1519, com 67 anos, na França. O seu corpo seria enterrado no palácio de Amboise.
Leonardo da Vinci: Obras
A primeira célebre obra realizada por Leonardo, ainda muito jovem, é a chamada “A Virgem do Cravo”, de 1478. Pouco tempo depois, o artista finalizaria a sua mais importante produção: a Mona Lisa, de 1503. No quadro, pode-se observar com clareza a técnica do sfumato, marca característica de Da Vinci, que é utilizada para criar um sombreamento na obra, bem como o uso da profundidade aérea, perceptível através da criação de fundos muito detalhados.
Além disso, podemos afirmar que as principais obras de Da Vinci foram:
- “Anunciação”, exposta na Galleria Degli Uffizi, Florença
- “Virgem dos Rochedos”, exposta no Museu do Louvre, Paris
- “A Última Ceia”, afresco que se localiza na cidade de Milão, Itália
- “Homem Vitruviano”, gravura que se encontra em Veneza, Itália.