Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Lei do nome limpo é aprovada; veja como vai funcionar

Juros abusivos e pessoas com pouca educação financeira. Combinando estas duas coisas, a chance de ter pessoas muito endividadas é extremamente alta. Infelizmente, essa é a situação que vivenciamos o Brasil, com 62 milhões de brasileiros que estão inadimplentes, quase 57% da população adulta.

De acordo com o Serasa, metade deles tem a renda inteira comprometida, e o endividamento acaba fazendo com que fiquem com o “nome sujo”.

Diante deste cenário, a pessoa desorientada muitas vezes acaba recorrendo a novos créditos para pagar débitos antigos, gerando uma “bola de neve” sem fim. Outros, sem condições de pagar, sofrem com as restrições impostas pelo cadastro negativado.

Lei do nome limpo

O Senado aprovou a Lei do Nome Limpo, o Projeto de Lei (PL) n°1805 de 2021, que cria regras para prevenir o superendividamento dos consumidores e prevê audiências de negociação de dívidas. A Lei precisará ainda da aprovação presidencial. Segundo o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), que foi relator do PL, o texto reforça as medidas de concessão responsável de crédito e estimula a liquidação das dívidas, criando caminho para a renegociação dos débitos e possibilitando a organização de planos de pagamento.

Rodrigo falou para a Agência Senado, à respeito dos beneficiados pela Lei: “São pessoas e famílias que necessitam de apoio para se reerguer. Ao aprovar este projeto, resgatamos a dignidade de mais de 43 milhões de brasileiros, promovemos o pacto coletivo de inclusão e devolvemos mais de R$ 350 bilhões para economia, conforme dados da Ordem dos Economistas do Brasil.

Ademais, reinserir estes brasileiros no mercado de consumo pode ajudar o processo de retomada econômica no pós-pandemia.

Um dos aspectos do PL é a negociação compulsória, ou seja, obrigatória. Isso força o credor a negociar e aceitar alguma proposta do consumidor. Mas para que ele usufrua de uma negociação em juízo, será preciso que ele prove que tentou negociar, mas não obteve resposta, ou não consegue cumprir com o acordo.

Portanto, se o PL for aprovado, faça uma análise sincera e veja o quanto você pode oferecer de valor à vista, ou quanto pode pagar por mês. E assim, formalize sua proposta através de e-mail, carta registrada.

Diferenças entre devedor, inadimplente e superendividado

  • Devedor: Todo aquele que possui um compromisso a pagar, mais está em dia com ele.
  • Inadimplente: aquele que tem uma ou mais contas em atraso, mas tem capacidade de coloca-las em dia. Anda na “corda bamba”, pagando uma conta hoje, esquecendo uma amanhã.
  • Superendividado: aquele que perdeu a capacidade de pagamento, cuja conta já dobrou ou triplicou de tamanho, devido aos juros compostos cobrados.

Afinal, por que as pessoas se endividam tanto? O que é melhor fazer, em cada caso, para livrar-se de uma vez das dívidas e dormir tranquilo?

Facilidade ao crédito

Devemos admitir que nos últimos nos o crédito foi muito facilitado, principalmente através dos cartões oferecidos (leia-se, empurrados) por lojas de departamentos. Assim, a pessoa recebe um cartão de cada loja que frequenta, bastando desbloqueá-lo para começar a gastar. Somando isso com a carência de educação financeira, é a receita de um desastre.

A exploração começa quando este sistema financeiro cobra 200% de juros ao ano, mas se você deixar seu dinheiro em uma poupança, eles te pagam 2,97% ao ano (hoje, 01/07). Se você começar a pagar juros em cima de juros, você estará ajudando este sistema abusivo a se perpetuar, e para isso, tirando de sua própria família um dinheiro que você poderia investir nela.

A verdade que todos precisamos saber é: o sistema financeiro de crédito foi feito para perdermos o tempo todo. O lema do banco é: um bom devedor é um devedor eterno.

Estou supendividado. E agora?

É importante reforçar a crença popular de que a dívida caduca e deixa de existir após 5 anos é um mito. O que acontece após 5 anos é a retirada do CPF da negativação, mas a dívida não deixa de existir. Em algum momento, terá que ser paga.

A expressão “nome sujo” é pesada, mas você não precisa encarar assim. Entenda que, desta forma, seu CPF está protegido, para que você não faça mais e mais dívidas.

Em primeiro lugar, não saia pagando tudo o que te cobram, principalmente por telefone. Não assuma como seu o primeiro valor que comunicam.

O economista israelense Ben Zruel, que mora à 20 anos no Brasil, aconselha a não renegociar dívidas, principalmente com bancos. Nos casos cartão de credito, cheque especial e empréstimos bancários, refinanciar ou pagar o mínimo, só serve para cavar um buraco cada vez mais fundo.

“Ou você guarda dinheiro e quita integralmente, ou não paga um tostão. Os juros gerados em cada mês crescem absurdamente. Então, guarde dinheiro, e quando receber uma boa proposta, pague à vista. Por exemplo, se você tomou emprestado do banco um valor para pagar em 12 vezes, e em algum momento você vai até o banco e renegocia em mais parcelas, pode ter certeza que o valor da sua dívida vai aumentar. É melhor guardar o dinheiro e esperar o momento certo.”

Focando na educação financeira, Ben acrescenta: “Dívidas são os sintomas, e não o problema. E endividar-se neste país é muito fácil, pois tudo te empurra para isso. Já sabendo disso, devemos buscar conhecimento para fazer as melhores decisões.”

Pequenos empresários serão beneficiados

Esta lei será positiva para a economia como um todo, mas principalmente para as micro e pequenas empresas. Quando o cidadão está devendo a vários credores, ele prioriza pagar primeiro quem tem o maior poder de cobrar esta dívida, que são os bancos, os cartões de crédito, ou seja, as maiores empresas.

A pequena empresa normalmente é quem fica no prejuízo e não consegue receber do consumidor. Como a Lei do Nome Limpo prevê medidas de conciliação, todos os credores se sentarão à mesa com o consumidor, possibilitando que não apenas os bancos recuperem seus valores, mas também os micro e pequenos empresários que não têm, normalmente, garantias nas suas dívidas.

Ponto negativo

No futuro, se a Lei do Nome Limpo for aprovada, todos os fornecedores de crédito serão obrigados a aceitar uma proposta feita pelo devedor. Isso levará o credor a perder boa parte dos juros que cobraria, se a dívida continuasse ativa. Então, para se proteger, colocará mais juros nos créditos concedidos.

72 Comentários
  1. Jorge Diz

    Tô todo endividado agora vai melhorar

  2. José Diz

    Lei demagoga, precisa investir em educação financeira para a população saber tomar crédito de forma consciente. Pode acreditar , se não tiver educação financeira, vão se endividar novamente.

  3. Eliza carlos de Andrade Diz

    Eu recebo um salário mínimo e meu marido e ajudante de pedreiro,então e assim hoje tem trampo amanhã não tem mas tentamos se organizar mas mesmo assim fica difícil. Então pagamos as contas atrasada e deixa a atual para o próximo mês passado assim segue.e nos dois temos restrições no nome

  4. Eliza carlos de Andrade Diz

    Eu recebo um salário mínimo e meu marido e ajudante de pedreiro,então e assim hoje tem trampo amanhã não tem mas tentamos se organizar mas mesmo assim fica difícil. Então pagamos as contas atrasada e deixa a atual para o próximo mês passado assim segue

  5. Eloy Diz

    Amigo 3 Sargento , se o policial receber um salário digno de verdade , ele sera incorruptível.
    E , não é isso que nossos antigos governantes queriam correto ?????! !!!!!!!!!

  6. Pedro Diz

    O ministro da economia é banqueiro lógico que ele é a favor dos bancos não tenha dúvida o pobre que se lasque

  7. Clodoaldo Diz

    Quem mandou vocês voltarem errado , esse e o castigo …..
    Da tempo de se redimir ,
    Rico só ajuda rico ….
    .lembre se disso na próxima eleição
    Com gasolina mais cara do mundo ….
    E possibilidade de nunca mais se aposentar ….
    Do isso que vocês escolheram…..
    Agora e só ranger de dentes e lágrimas …..
    Tava ruim ,,,pra alguns …
    E agora piorou dobrado ….
    Vc era feliz e não sabia…..
    Tamo ferrado…..

  8. Clodoaldo Diz

    Quem mandou vocês voltarem errado , esse e o castigo …..
    Da tempo de se redimir ,
    Rico só ajuda rico ….
    .lembre se disso na próxima eleição
    Com gasolina mais cara do mundo ….
    E possibilidade de nunca mais se aposentar ….
    Do isso que vocês escolheram…..
    Agora e só ranger de dentes e lágrimas …..
    Tava ruim ,,,pra alguns …
    E agora piorou dobrado ….
    Vc era feliz e não sabia…..
    Tamo ferrado…..

  9. João Carlos Diz

    Na maioria das vezes, a Serasa acaba nos ajudando, sendo uma grande parceira. Estamos em um momento, que para gastamos um centavo, temos que pensar muito, porque o orçamento esta apertado, ou estou sem alimentos em casa, ou água, luz, telefone, etc para pagar. Mas, tem pessoas compulsivas, que não se preocupam se devem muito ou pouco, e do outro lado, tem o fornecedor, que nos ajudam a nos enterrar ainda mais. Ai entra a “Serasa”, quando é consultada, nos proíbe de fazer aquele gasto, naquele momento, que por causa da compulsividade estamos a comete-lo. Na minha opinião, ter o nome limpo, é o que mais as pessoas os desejam. Mas será que vale para algumas pessoas, ou melhor termos a Serasa como nossa parceira. Quer ou não, a Serasa passa a ser nossa educadora financeira.. Fica ai a pergunta. Abraços a todos!!!

  10. Roberto de Luna Diz

    Concordo com o Sr Valdeir Rodrigues da Silva que postou a seguinte resposta, ” PORQUE NÃO CRIAM UMA LEI PARA DIMINUIR OS PRIVILÉGIOS DOS POLÍTICOS, SERVIDORES PÚBLICOS, MINISTROS, E MILITARES DE ALTA PARENTE”? agora, ficar aumentando impostos, comida, combustível, GÁS DE COZINHA, remédios…enfim, tudo! Isso esses políticos não ver e se ver fecham os olhos, não é? Besta é o povo que além de acreditar nessa raça ainda os elegem com com seus votos.

  11. celso Diz

    A GRANDE VERDADE É QUE ELES SO LEGISLAM EM FAVOR DELES , AUMENTAM SEUS SALARIOS, MYDAM LEIS E ETC… E O POVO SOFREDOR QUE SE LIXEM!!! PRA MIM O NOSSO PAÍS NÃO TERÁ MAIS SAÍDA, COM ESSE STF, STJ. SENADO E CONGRESSO, DITANDO AS NORMAS. VIVEMOS UMA DITADURA DE COLARINHO.

  12. RAPA Diz

    Pouca vergonha, simplesmente estão acobertando os bancos oficiais que assaltam a população à mão desarmada , é muito simples porque dever não é crime , confira se a taxa de juros no seu contrato está correto com a que você está pagando , aposto que não, pq os bancos colocam uma de juros no contrato e cobram outra bem mais alta. Confere lá

    1. José Airton Diz

      Pior que é bem assim mesmo , ladrões.

  13. Luís Roberto a bellin Diz

    O Brasil so vai melhorar qdo
    brasileiros olharem pra eles é verem q poder vem deles E acabar com este van do de ladrões pokiticos

    1. Maria Diz

      Não vi nenhuma vantagem para o povo brasileiro e sim para os bancos. A lei só seria boa se baixassem os juros para, no máximo, de 1% ao mês. O restante é pura conversa fiada para ajudar ainda mais os bancos a explorarem o povo brasileiro. Nos EEUU os juros são, no máximo, 4% AO ANO.

  14. Norberto Luis Guterres Diz

    Infelizmente o Brasil e uma terra de individualistas a politicagem só pensão nos bolsos deles onde se viu esses politicos ganharem auxilio moradia com o salario tão alto.
    Eu moro em uma invasão aqui o esgoto nao existe tenho q cagar em um balde e depois por em uma sacola, optei por invasão pq eu nao tenho condições de comprar um terreno e viver com dignidade isto é aqui em Porto Alegre Rio Grande do Sul

  15. Oryon Diz

    Mais juros?O Brasil é o país com a maior taxa de juros do mundo!

  16. Flávio Diz

    Eu tô com uma dívida a mais de dez anos essa minha dívida foi de um cartão de crédito o limite do meu cartão era de mil e quintos reais agora tá em quais oito mil reais e eu não posso pagar porque eu ganho um salário mínimo

  17. Roberto Davanzo Diz

    Porque não aumentao o salário dos pobres em vez de fazerem críticas dos individados

  18. Deus Carmo Diz

    As pessoas se queixam dos políticos esquecendo que foram elas que os elegeram. É círculo vicioso. Como o povo, até mesmo os de nível superior, é politicamente analfabeto, os políticos não tem nenhum interesse em educar politicamente o povo, porque senão este deixaria de votar nele. É assim vamos vivendo. Os políticos se reelegendo, criando privilégios para si e esquecendo o povo que o elegeu. Até o dia em que povo não aguente mais é promova uma revolução. A história mostra que sempre foi assim. No meu romance Noite em Paris que publico no blogue de mesmo nome se fala deste processo.

    1. Ademirson Dias Diz

      Vdd. Em nenhum momento essa nova lei ressalta o poder aquisitivo dos endividados, que na maioria das vezes, não ganham suficiente nem para comer, quanto mais pra pagar dividas. Vivemos em um país em que trabalhador é obrigado a fazer dívidas, porque o poder de compra com o mísero salário mínimo é cada vez menor.

  19. Luiz Cláudio Diz

    A maioria dos inadimplentes com certeza já pagaram juros sobre juros que é só fazer as contas que vamos perceber que a dívida real já foi paga a muito tempo. Se querem realmente ajudar então crie leis forçando os credores injustos com seus juros abusivos a quitar a dívida do devedor já que ela foi paga nos juros sobre juros. Isso é ajudar.

  20. Veralucia Diz

    Boa tarde gostaria de saber e pago um valor justo dos meus empréstimos consignados

  21. José Isaías Fonseca Diz

    STF corrupto

  22. Otávio Medeiros de Vasconcellos Oi Diz

    Por lei só podemos descontar 30%do consignado, mas na verdade descontamos mais de 50% do salário . E acaba não sobrando nada.

  23. Rubia cassia Diz

    Já era difícil pra eu sobreviver com um salário mínimo agora está impossil,pago 800,00 de aluguel, água e energia 120,00desconta mais 100,00do plano 50,00 de hormônios não sobra nada para comer ,me diz se algum deputado vereador,ou outro político sobrevive com isto,isso porque consigo pegar um remédio que custa 1000,00 por mês com governo

  24. Rogério Martins Diz

    Gente com pouca educação financeira? Nossa, não tem nem educação em casa.

    Só paga juro quem quer. A grande maioria deve pq simplesmente não se controla.

    Se os juros são abusivos , deveriam avaliar antes de fazer dívida.

    Deveria sim diminuir regalias de políticos e outro.

    Mas se com juros altos não se preocupam em não fazer dívida imagina com juros baixos.

    Para não ficar devendo é simples, gaste menos que ganha. Se ganha pouco , gaste pouco.

  25. Ana Marlene buffon Diz

    Fiz um emperativo no banco do Brasil há 5 anos atrás a onde eu tinha conta ,quando terminei de pagar o emprestimo fui fechar á conta eu tinha dívida de 150 reais ,que subiu para dois mil e cessenta e sete reais,que já está em mais de 4 mil

  26. LUIZ Roberto dos Santos Diz

    a polícia militar não dar minhas promoções de direito adquirido como 3sgt recebo um salário de 1.52700 por mês que não dar pra nada tô cheio de empréstimo pelo Bradesco e tá difícil de manter a família.

    1. Dilceu Batista Diz

      Povo brasileiro, não há mais jeito, se vc uma vez vai p o Serasa,nunca mais em tempo algum vc terá seu nome limpo, é proteção a quem tem dinheiro, bancos etc etc, o povo com estas leis onde só o estado e os ricos tem direito, esqueça que vc será ouvido ou respeitado, só a justiça de Deus p mudar a situação, abração

  27. Mmagnoo Diz

    Votem de novo como votaram o povo tem os politicos que merece e Temos que buscar Assembleia Constituinte a URGENTE

  28. Maria José Batista Damásio Diz

    A minha renda é de900 real aposentadoria do marido. Nos somos catadores de reciclagem. Eu devo na sorocred e já perdi até as contas do que eu devo pra ele. Tem outras contas atrasada. Não sei o que fazer.

  29. Valdeir Rodrigues da Silva Rodrigues Diz

    Porque nao faz uma lei para tirar um pouco dos privilégios de deputafos e servidores …

  30. Creuza da crus Diz

    Isso e um abisurdo suja logo os nomes dos mas pobre que ganham muito pouco e mesmo assim fazemos de tudo para nao suja nossa nome mas chega um momento que os juros são tão alto que nao conseguimos mas pagar

  31. Johnny Diz

    Estou com o nome sujo já tem mais de dez anos
    Compraram com meu CPF e todo ano atualiza a dívida
    Compro tudo a vista
    Não parcela mais nada
    As financeiras de cobranças ainda bem Nos ameaçar de todas as formas!!!

  32. Djalma Miranda Diz

    Projeto para banqueiros.
    Não existe política financeira para liquidar dúvidas e sim contrair mais.
    Porque não aprovaram o projeto de Otton Alencar?
    Os bancos não chama ninguém para oferecer condições de pagamento, lhe oferecem novo contrato.
    Estive no BB várias vezes e fui mal atendido sem propostas. Só extorsão.
    Reforma tributária resolveria.

    1. WENDEL ALEXANDRE DOS SANTOS TEIXEIRA Diz

      Eu creio q ja passou da hora de abrirmos, entrada pra instituições financeiras americanas, de alguns países europeus, com as mesmas txs de juros aplicada pelo pais de origem,pra acabar c esse monopólio de instituições como bradesco, itau,Santander,etc,
      Se la fora os bancos consegue se manter c taxas 75% menor do q as praticadas aqui porque não tornar lei pra esses monopólios brasileiro, e se fugir disso a instituição q tem q pagar pra quem sofreu esse abuso!

  33. Clevers Pereira da Silva Diz

    Enquanto tivermos estes vagabundos do STF e Políticos que fazem parte do Crime Organizado que fizam somente interesses deles e grandes Empresas , e mais acabar com mordomias e altos salarios para estes ladroes Deputados Senadores e essa cka podre da justica Brasileira STF TSE e outros. Limpeza Geral

  34. Maria Diz

    Verdade amigo nos ajude eu tenho 58 anos e ainda não tem uma casa própria pra morra eu acho uma injustiça

  35. Alexandra Santos Pereira Diz

    Eu estou desempregada não tenho uma oportunidade de trabalho, como ,vou pagar ,minhas dívidas, fica difícil a situação vamos todos morrer de fome.

    1. Armando Pereira Diz

      Concordo com você. Está muito difícil

  36. Alexandra Santos Pereira Diz

    Eu estou desempregada não tenho uma oportunidade de trabalho, como ,vou pagar ,minhas dívidas, fica difícil a situação, quando não tem uma oportunidade, as coisa estão ,um absurdo vamos ,todos morrer de fome.

  37. Jorge do vale bezerra Diz

    Devo e não nego pago quando poder !!!

  38. Maria Zani Diz

    Com tantos desempregos, principalmente pra quem tem 50 anos ou mais, o custo de vida tão alto, as contas que não param de aumentar, salários tão baixos, como não ficar devendo, ninguém fica devendo por achar bonito e sim por necessidade
    Não querem dividas nos dê uma vida mais digna
    Eu recebo um salário mínimo, minha filha não consegue emprego, mesmo tendo 15 anos de experiência em hospital, já está com 50 anos e dão preferência pras mocinhas
    Acham fácil comer, pagar contas e remédios que tomo com um salário mínimo, porque os políticos não vivem eles com pouco salário, assim como nós Brasileiros estamos vivendo …

    1. Celito Diz

      Concordo com vc, no do outro e fácil quero ver eles viverem com um salário mínimo também.

  39. Silmara Diz

    Deveriam criar lei para esses bando de vagabundo sangue suga desses políticos revólver o que eles roubam isso sim

  40. Ari Diz

    Quanto.mais parcelo minha fatura mais ela aumenta.Uma bola de neve. Juros hiper abusivos. Moral da historia. Nao vou pagar a menos que consiga um acordo que caiba no meu bolso. O povo sem trabalho individado. Comer o que? Sobreviver de que? Pagar como?

    1. Osana Diz

      A gente quer se livrar das dívidas. Mas as vezes as lojas não querem fazer um acordo . Porque querem que o cliente se da mal mesmo pagando um absurdo de juro. Já tentei fazer vários acordo . E agora desistir. Juros muito alto . Vai que dá qui uns cinco anos caduca e não preciso mais pagar nada .

  41. Joseilsom Diz

    mais uma palhaçadas desses senador ,que não tem o que fazer e fica criando lei pra prejudicar o cidadão sofredor que não tem nem oque comer , a realidade é está ou o cidadão come , ou paga dívida,
    É mais um humilhação que o pobre vai ser o obrigado a se sujeitar, imagina a pessoa ser processado pra paga um dívida que ela não contraiu , já aconteceu comigo , e com milhões de brasileiros , e como fica isso?…
    Agora que cidadão vai quer pegar crédito novamente com um empresa que ajuizou uma ação contará o cidadão . Esse lixo de senador tem que procurar cria projeto , pra tira as famílias carentes das favelas, coibir o tráfico, que cobra com ávida um único real se quer de quem fica devendo a traficante, com bandidos esse idiota na vai mexer , sem falar nos policiais corruptos que receber propina por detrás dos panos de traficante , essa lei, tem que ser apenas pra senador corrupto, policiais corruptos , advogados corruptos. que se esconde nas barbas da própria justiça

    1. Joseildo Ferreira Diz

      Somos um país rico!
      Mais infelizmente a corrupção que acaba destruindo nossas riquezas…
      Somente Deus pra fazer Justiça por todos os Brasileiros,e eu creio que um dia Deus vai mudar a história da nossa Nação (povo trabalhador,que luta,mas só acaba trazendo benefícios para os Políticos quando estão no Poder).

  42. Lúcio Diz

    ..”Juros abusivos e pessoas com pouca educação financeira…”” Que instituições financeira se aproveita sem dó.
    Na PoliTica, com 70% dos eleitores sem educação e discernimentos da PoliTica, ratos, bandidos, encantadores de burros, destrói nação sem dó e sem escrúpulos.
    Triste

    1. Valdirene Gomes Ribeiro Diz

      Verdade amigo! Salario bosta

    2. Valdirene Gomes Ribeiro Diz

      Verdade amigo! Salario bosta. Estou com o nome sujo por conta do abuso dos juros

    3. Joseildo Ferreira Diz

      Somos um país rico!
      Mais infelizmente a corrupção que acaba destruindo nossas riquezas…
      Somente Deus pra fazer Justiça por todos os Brasileiros,e eu creio que um dia Deus vai mudar a história da nossa Nação (povo trabalhador,que luta,mas só acaba trazendo benefícios para os Políticos quando estão no Poder).

    4. Mmagnoo Diz

      Precisamos do SERGIO MORO OU LULA VOLTA PRESIDENTE 2022 “SERGIO MORO.. MORO MORÔ

      1. Marley Diz

        Kkkkkk precisamos de Lula ou Moro no poder??? Por isso digo e repito: Brasil não é pra amadores…massa desprovida de raciocínio, quando finalmente a temos um um presidente do bem os burros ao invés de apoiar, engrossam o coro dos corruptos que perderam a mamata e estão desesperadoos em crise de abstinência sentindo falta do toma lá da cá. População que tem preguiça de pensar é massa de manobra, e paga pra ser enganado…vergonha desses que tem coragem de se unir aos corruptos e desejam a volta do ex presidiário ao poder. Seria cômico se não fosse tão trágico…

  43. Genilda Diz

    Devo mais no momento estou desepregada e ainda existe uma politica em empresas que se vc tive 50 anos não serve mais para trabalhar e ai como se paga uma di vida sem recursos ou dinheiro séria mais fácil em vez de tá criando leis criar postos de trabalho porque só assim vamos poder assumir nossas dívidas.e voltar a viver dignamente as vezes nem o que comer se tem.

  44. Acacio Abdalla Junior Diz

    Isso certamente abrirá espaço aos oportunistas.

  45. Juvenal Francisco Campos Diz

    Boa tarde eu devo o restante das parcelas do meu carro e não tenho como pagar não sei o que fazer mais

  46. Djalma Diz

    Que tal aproveitar e investigar a SERASA, onde o SCORE só cresce se comprar produtos deles. Como pode a pessoa ter SCORE 850 no SPC Boa Vista e 320 na SERASA?

    1. Lu Diz

      Serasa é uma fraude

      1. Sérgio Sachs Diz

        Os bancos criaram os superendividados. Deram corda pro caboclo se enforcar. Juros nivelados na estratosfera cobrem os prejuízos e ainda ganham da Receita Federal (lixo) o direito de abater o que dizem que perderam. Quem é que precisa mesmo de educação financeira?

  47. Moisés da Silva Andrade. Diz

    Eu quero limpar meu nome também.

    1. Valdevi Moreira da Silva São Leão Diz

      Quero saber mais informações

  48. Moisés da Silva Andrade. Diz

    Sobre dívidas,Bom assunto.fica ótimo tendo informações. Clara.

    1. Maria Cláudia Diz

      Não tem educação financeira que resolva a falta de emprego e os péssimos salários. O povo sem emprego ou super explorado e uma galera que ganha bem com essa história de que o povo não tem educação financeira. Palhaçada.
      E aqui é vc lendo a matéria sobre endividamento e pipocando as propagandas de banco oferecendo cartão.

  49. Walkiria Diz

    Tenho uma dívida com mercado pago fiquei sem consegui pagar uma conta de de 276$ em 4 meses foi pra mais de 900$ como pagar eles são horríveis pra negociar

  50. Tiago Diz

    Queria entender melhor.
    E realmente entendi esse site é foda.

  51. Valdelene Diz

    Eu quero muito limpa o meu nome

  52. Edna Miranda Diz

    QUANDO DEVEMOS E NÃO NEGAMOS, MAS NÃO PODE ASSUMIR MAIS UM COMPROMISSO DE PAGAMENTO E CHEGAR NO VENCIMENTO, NÃO TER O VALOR ACERTADO. PRIMEIRO POR SER EX-SERVIDOR PÚBLICO E ESTÁ COM O SALÁRIO SEM AUMENTO DESDE JANEIRO/20

    1. Juscelia Dias Diz

      na verdade o maior problema são os juros absurdo mais o salário pra uma pessoa não dá principalmente sendo ela doente como eu tenho gasto com remédio mal sobra pra comer imaginem tendo filhos! os políticos deveriam repensar sobre isso afinal a casa da moeda é comandado por eles não é?! por Deus irmãos políticos tenha pena de quem come apenas feijão e farinha quando tem! que também é a causa de fraqueza e doenças na população brasileira que não tem uma terra para plantar!.. ponha a vossa mão na consciência senhores políticos e dê ao brasileiro estabilidade de vida com mais atenção e amor! Deus criou o mundo para todos os irmãos não só para os ricos!.. acho q falta amor e compreensão da vossa parte é claro do mundo ninguém leva nada mais também a fome leva muita gente para a tumba a nudez ao frio a vergonha as dívidas etc repensar irmãos políticos por favor!.. o Brasil não anda sem a mão de obra do pobre brasileiro mais sem as devidas ferramentas de trabalho fica impossível de fazer um trabalho com progresso não é?!.. ajuda os irmãos brasileiros a ter dignidade irmãos políticos por favor!

      1. João Carlos Diz

        Na maioria das vezes, a Serasa acaba nos ajudando, sendo uma grande parceira. Estamos em um momento, que para gastamos um centavo, temos que pensar muito, porque o orçamento esta apertado, ou estou sem alimentos em casa, ou água, luz, telefone, etc para pagar. Mas, tem pessoas compulsivas, que não se preocupam se devem muito ou pouco, e do outro lado, tem o fornecedor, que nos ajudam a nos enterrar ainda mais. Ai entra a “Serasa”, quando é consultada, nos proíbe de fazer aquele gasto, naquele momento, que por causa da compulsividade estamos a comete-lo. Na minha opinião, ter o nome limpo, é o que mais as pessoas os desejam. Mas será que vale para algumas pessoas, ou melhor termos a Serasa como nossa parceira. Quer ou não, a Serasa passa a ser nossa educadora financeira.. Fica ai a pergunta. Abraços a todos!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.