Jornada de Compra do Cliente – Valor no Mercado Atual

A Jornada de compra do cliente e o interesse do consumidor

A Jornada do cliente é fundamental para as empresas, sendo assim, ainda que seja um novo entrante no empreendedorismo, é importante se manter atualizado sobre o caminho da compra percorrido pelo seu público.

Sendo assim, a jornada de compra do cliente pode ser direcionada para o setor de marketing digital. No entanto, a empresa deve amparar essa jornada forma holística. Por isso, é uma ferramenta de análise que mensura o nível de interesse do consumidor em um produto ou serviço.

Além disso, permite ações personalizadas que elevam o faturamento da empresa. Uma vez que aumenta a conversão em vendas. Sendo assim, é um conceito que ajuda a definir quais são as melhores mídias, mensagens e formatos específicos para que a empresa divulga seus produtos.

Por isso, é inerente à todas as áreas, já que através da jornada do cliente é possível viabilizar ações para vendas e relacionamento com os clientes, além da área comercial, se assim se for pertinente.

Melhoria da comunicação interna e o reconhecimento, consideração e decisão de compra

A jornada de compra é um modelo utilizado pelas empresas para melhorar a comunicação com o seu público. Dessa forma, fica mais fácil enviar ao cliente um produto no qual ele será mais receptivo para conhecer a proposta, bem como, é um direcionamento estratégico.

As etapas da jornada do cliente são baseadas em reconhecimento, consideração e decisão. Ou seja, o cliente em potencial reconhece uma necessidade e ele considera uma solução, que o leva até a decisão de compra através do produto que lhe é apresentado.

Além disso, é importante que a empresa se preocupe com parte da retenção, que se direciona ao fato de saber se o cliente está satisfeito com o produto, se o compraria novamente etc. Muitas empresas possuem essa função delegada ao setor de pós-vendas.

Adaptabilidade e o funil de vendas

O conceito de jornada de compra é muito similar ao funil de vendas, por isso, em muitas empresas a jornada de compras está relacionada diretamente ao funil de vendas, no entanto, são conceitos completamente adaptáveis.

A jornada de compra do cliente pode ser estratégica, porém, é necessário analisar o desempenho das campanhas de marketing, bem como, analisar as métricas oriundas dos sistemas, e, até mesmo, fatores pontuais, como o volume de reclamações que a empresa recebe dos clientes, por exemplo.

Dessa forma, a empresa direciona suas ações e busca atrair tráfego para o site de uma forma orgânica. Por isso, em muitas empresas, a jornada de compras também pode ser viabilizada através de pesquisas de mercado. Sendo esse um fator que pode ser de grande valia no mercado atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.