IR 2023: Receita libera primeiro lote de restituição. Veja como sacar

Recita Federal está liberando nesta quarta-feira (31) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda deste ano.

A Receita Federal inicia nesta quarta-feira (31) a liberação do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. Os valores da devolução estão sendo depositados na conta corrente que o contribuinte indicou na declaração. Os depósitos estão ocorrendo exatamente no mesmo dia em que se encerra o prazo para a declaração do IR 2023.

Dados oficiais apontam que neste primeiro lote de restituição pouco mais de 4 milhões de brasileiros estão aptos ao recebimento do saldo. Ao todo, o Fisco está liberando cerca de R$ 7,5 bilhões em pagamentos. Trata-se do maior valor já pago pela Receita Federal em um único lote de restituição do Imposto de Renda.

Podem receber o saldo hoje (31) os seguintes grupos:

  • 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 2.464.031 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
  • 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 204.020 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX

Como sacar o dinheiro da restituição

Para sacar o dinheiro da restituição do Imposto de Renda, basta consultar a conta que o próprio contribuinte informou no momento da declaração. Caso o indivíduo tenha optado por receber o saldo via Pix, o dinheiro será enviado pela chave que foi informada pelo cidadão.

É importante notar que a conta informada precisa estar no nome do declarante. As únicas exceções são para os casos de o contribuinte ter falecido por qualquer razão, ou seja considerado incapaz por órgãos oficiais do governo.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023

Mesmo que o pagamento do primeiro lote de restituição esteja sendo feito apenas nesta quarta-feira (31), o fato é que os contribuintes já podem consultar os valores disponíveis há uma semana. A verificação pode ser feita sem sair de casa através do site da Receita Federal.

Com o menu aberto, basta clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e logo depois clicar em “Consultar Restituição”. As pessoas que foram escolhidas para este primeiro lote serão informadas sobre o recebimento do dinheiro em sua conta a partir desta quarta-feira (31).

Quem não foi selecionado para este primeiro pagamento não precisa se preocupar. Conforme informações da Receita Federal, outros quatro lotes de restituição estão programados para o decorrer deste ano. As consultas a cada um dos pagamentos serão liberadas sempre uma semana antes do depósito.

As datas dos lotes de restituição do Imposto de Renda em 2023:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Não recebi a restituição. O que fazer agora?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que cada caso pode ter motivações diferentes para o não recebimento de uma restituição do Imposto de Renda. De modo geral, estas são as situações mais comuns:

  • Não chegou a sua vez

Como dito, nem todas as pessoas que têm direito ao dinheiro da restituição recebem o saldo no primeiro lote. Se você não recebeu hoje, ainda terá outras quatro oportunidades no decorrer do ano.

  • Você caiu na malha fina

Outra possibilidade que pode explicar o não recebimento é a malha fina. Este é o termo utilizado para indicar os casos de pessoas que enviaram a declaração com algum erro ou inconsistência. Quando o cidadão cai na malha fina, não tem direito de receber a restituição, ao menos até que resolva a pendência.

  • Você está na malha débito

Também é possível que a restituição não tenha saído porque você está na chamada malha débito. Isso ocorre quando a Receita percebe que você tem dívidas e a restituição foi usada para pagar este montante.

  • Informação da conta está errada

Por fim, também é possível que a restituição não tenha sido paga porque as informações que você forneceu relativas a sua conta ou ao seu Pix estavam erradas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.