Não recebeu a restituição do Imposto de Renda no primeiro lote? Então está na hora de virar a página e saber se você vai conseguir receber o saldo na segunda rodada. Nesta semana, a Receita Federal divulgou novos detalhes sobre os pagamentos do segundo lote da restituição neste ano de 2023. Até mesmo a data de início da consulta foi confirmada.
Segundo o Fisco, a consulta ao sistema do segundo lote de restituição do Imposto de Renda será aberta no próximo dia 23 de junho, às 10h, no site da Receita Federal. Qualquer pessoa que declarou o Imposto de Renda este ano, e que não recebeu a restituição no primeiro lote poderá verificar se está ou não dentro do grupo de contribuintes que têm o direito de receber o dinheiro na segunda rodada.
Os pagamentos do segundo lote ocorrerão no próximo dia 30 de junho. Até aqui, a Receita Federal ainda não detalhou quais são os grupos que poderão receber. Segundo analistas, é possível e provável que o Fisco siga reservando esta data para as pessoas que possuem algum grau de prioridade no recebimento. A confirmação, no entanto, deve ocorrer nos próximos dias.
O primeiro lote da restituição
O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda foi pago no último dia 31 de maio, a data também foi usada como limite para o processo de declaração neste ano. Conforme informações da Receita Federal, cerca de 4,13 milhões de pessoas receberam algo equivalente a R$ 7,5 bilhões. Trata-se do maior valor já depositado para um único lote na história do Fisco.
Naquela ocasião, puderam receber o saldo apenas os chamados contribuintes prioritários, seja por força de lei, ou porque realizaram ações que deram prioridade, como o grupo de pessoas que optou por receber a restituição via Pix.
Receberam no primeiro lote:
- 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 2.464.031 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 204.020 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Outros pagamentos
Ao todo, a Receita Federal pretende realizar cinco pagamentos da restituição do Imposto de Renda no decorrer deste ano de 2023. Faltam apenas mais quatro que serão realizados nos próximos meses.
Veja as datas:
- 1º lote: 31 de maio (já pago);
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Como consultar
A consulta aos dados da segunda rodada de restituição do Imposto de Renda ainda não está oficialmente aberta. Como dito, o cidadão ainda precisa esperar mais 10 dias para poder realizar esta verificação. De todo modo, é possível adiantar que o formato da consulta deve seguir o mesmo em relação ao que se registrou na primeira rodada.
- Entre no site da Receita;
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Vá em “Consultar a Restituição”;
- Informe o CPF, a data de nascimento e o ano-exercício, que no caso é 2023;
- Marque o captcha sinalizando que é humano;
- Clique em consultar
Nem todo mundo recebe a restituição
Se você não estiver entre as pessoas que deverão receber a restituição do Imposto de Renda no próximo dia 30 de junho, não se preocupe. Como dito, a Receita ainda deverá realizar outros três pagamentos no decorrer deste ano. Assim, é possível que o contribuinte tenha ainda outras chances de recebimento.
Seja como for, o cidadão também precisa lembrar que nem todo mundo que declara o Imposto de Renda pode receber uma restituição. Uma parcela dos contribuintes não vai receber nada em nenhum dos cinco lotes de pagamentos. Trata-se de um procedimento comum todos os anos.
Em 2023, pouco mais de 38 milhões de pessoas declararam o Imposto de Renda. Quem não declarou no prazo, mesmo tendo obrigação, terá que pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165.