IPTU e IPVA: Quando é melhor pagar à vista com desconto ou parcelar?

O início do ano traz várias despesas para os brasileiros. E muitos ficam com a dúvida sobre pagar os impostos à vista ou parcelados. Ao pagar impostos à vista, o cidadão pode aproveitar descontos, enquanto parcelar ameniza o valor ao ser diluído ao longo dos meses.

Economistas recomendam que alguns pontos sejam levados em conta na hora de escolher a forma de pagamento. No geral, a regra mais recomendada é simples: Tem dinheiro em conta? Pague à vista. Não tem? Parcele.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021 é arrecadado pelos governos de cada estado. No Rio de Janeiro, por exemplo, o imposto segue o modelo dos últimos anos e, se pago em cota única, oferece desconto de 3%. Se parcelado, pode ser pago em três vezes, mas sem abatimento.

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é arrecadado pelos municípios brasileiros e também oferece desconto se pago à vista ou opção de parcelamento sem redução. No Rio, o desconto para o pagamento à vista é de 7% e o parcelamento é de até dez vezes.

No exemplo do Rio de Janeiro, o desconto de 7% é significativo. Se o cidadão escolhe parcelar, por exemplo, é como fazer um empréstimo e pagar 1,65% a cada mês de pagamento. Por isso, se o cidadão tem o dinheiro disponível, o mais recomendado é o pagamento à vista. No caso do IPVA, mesmo com o desconto menor neste exemplo, de 3%, a taxa de juros em cada parcela é maior, de 3,12% ao mês, já que é possível parcelar em três vezes. Por isso, no caso do IPVA há ainda mais vantagem de pagar à vista.

Alguns brasileiros também têm dúvida se vale a pena, mesmo tendo o dinheiro para pagar à vista, parcelar o IPTU e IPVA. Atualmente, fundos de baixo risco não possuem rentabilidade suficiente que compense essa estratégia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.