Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Inviabilidade do 14º salário do INSS: Confira a proposta

O 14º salário do INSS surgiu ainda no ano passado através de um Projeto de Lei 3.657/20 apresentado ao Congresso Nacional pelo senador Paulo Paim.

Devido ao segundo ano consecutivo em que o calendário do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado, a temática sobre o possível pagamento de um 14º salário voltou a ser discutida.

Essa pauta é tema de debates desde o ano passado, com o primeiro adiantamento do salário extra dos aposentados e pensionistas do INSS. No entanto, vale ressaltar que novamente não será viabilizada.

14º salário do INSS

O 14º salário do INSS surgiu ainda no ano passado através de um Projeto de Lei 3.657/20 apresentado ao Congresso Nacional pelo senador Paulo Paim. A proposta prevê um novo benefício para os segurados do auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

A intenção é dobrar o 13º salário já antecipado para ser distribuído somente no final do ano como um novo salário extra. Segundo Paim, o governo podia retirar os recursos da PEC 10/20 que trata de recursos emergenciais.

Além disso, o assessor legislativo ressalta que o Artigo 195 da Constituição Federal também possibilitaria uma fonte de renda para o custeio da medida.

“Está na Carta Magna que a Seguridade Social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, das contribuições sociais de empregadores (que incide sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro) e dos trabalhadores, e da receita de concursos de prognósticos”, disse.

Inviabilidade do 14º salário

Para que o 14º salário do INSS seja liberado, é necessário apoio parlamentar, o que é difícil de ser alcançado devido aos entraves por mérito. Mesmo que a temática seja defendida por apoiadores do Governo, algumas problemáticas são inevitáveis.

Outro ponto, é a crise atual decorrente da Covid-19. Diante tantas inconsistências, a implementação de um salário extra para os segurados do INSS não parece uma boa alternativa, considerando ainda a atual situação econômica do país.

Em síntese, há ainda muitos fatos que não são bem esclarecidos que inviabilizam a medida, mas pelo tempo em que está em apreciação sem ser cogitado ao menos pela equipe do Congresso Nacional, a proposta ainda não é bem vista.

Contudo, embora muitas situações não podem ser explicadas ou ainda especuladas, os aposentados e pensionistas do Instituto não devem ser contemplados com mais um salário este ano.

Veja também: Meu INSS: veja como consultar situação de benefício não recebido

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
23 Comentários
  1. marcia heil Diz

    Isto e porque pros envravatos nao vai faltar nada, isso se chama resilencia, coisas que eles nao tem, infelismente este pais e presidente estao me despsionando cada vez mais, depois falam do Lula td igual ou pior.

  2. Angela Diz

    aí chega o Natal não tem ceia,não tem presentes pro netos, não dá pra viajar pra passar Natal com a família

  3. Angela Diz

    aí chega o Natal , não tem ceia não presentes pro netos não dá pra viajar pra ir passar o Natal com a família

  4. Selma malengue Diz

    E uma tremenda injustiça o que estao fazendo com os idosos.
    Quero deixar claro que nao sou aposentada nem pencionista e tbm nao recebo qualquer auxilio do governo. Mais sei a miseria em que vivem os idosos que nao receberam nenhuma ajuda nessa pandemia enquanto outros usam o dinheiro facil para incontaveis regalias…. Vergonhoso esse governo

  5. Maria Diz

    Pago medico particular desconta previdenciae imposto de renda

  6. Jaci Diz

    É verdade, e o pior de tudo é que nós colocamos eles lá

  7. Mario Gomes Diz

    Como não tem dinheiro???
    O calote do auxílio emergencial em que empresários,militares,políticos ,etc…receberam e não devolveram 47 bilhões!!!
    Aí pode,né???
    Safadeza come solta…

  8. Francisco Diz

    Engraçado , para retroceder ao modelo de votação , o presidente diz que tem dinheiro , mas , para dignidade de quem tanto trabalho e pagou impostos absurdos ,não tem . E os sangue sugas sorrindo de todo o povo . Deus tá vendo tudo ,na hora certa o fim chegará , e o preço a ser pago também .

  9. Ana Diz

    Exatamente! Deveriam mesmo tirar regalias desses usurpadores dos cofres público, o salário mínimo, aumenta uma miséria, qnto desses usurpadores, aumentam consideravelmente, um absurdo, aposentados e pensionista, sofrem privações de ter uma vida razoável, enquanto esses bandos v… Ficam numa boa, não precisam meter a mão no bolso pra pagar nem a comida q come, esses vermes!

  10. Osmar da Rosa Rodrigues Diz

    Essa classe política e ministros do STF, que São indicados por políticos safados são as piores pragas que existem eles só arrumam as melhores coisas e leis que favorecem a classe deles e os trabalhadores ativos e inativos que se falem, eles não estão nenhum pouco preocupados com o bem estar do ser humano, até porque eles são Desumanos , não pertencem a classe dos seres humanos. Mas nossa única esperança é que Deus está sempre no controle e acompanhando tudo oque cada um deles está fazendo para as pessoas trabalhadoras de menor poder aquisitivo e na hora certa eles irão pagar por tudo o que de mal e de ruim eles fazem para os outros. Quem viver verá o final desses monstros.

  11. Aristides pereira mariz neto Diz

    Ja virou foi uma bruta de uma palhaçada, todo ano e essa meda de conversa, e nunca da nada, por que nao fale logo a verdade para os aposentados e Pare de encher tripa de vento

  12. Maria José Ferreira Diz

    Quem já contribuiu para INSS não tem samos idosas remédios temos que comprar
    Agora para quem não trabalha tem auxílio para nunca feix nada tem
    Final de ano ficaremos na pior
    Que governo é esse?

  13. Rosalino Diz

    Nas eleições nem um aposentado vote mais .são tão excluído assim .nem aposentado por contr.acidente lojas e outros benefícios ninguém vota mais nesses covardes que pega dinheiro do coitados

  14. Wilson Araújo Diz

    Para aumentar o salário e manter o benefícios desses políticos têm dinheiro. Mais para o coitado dos pensionista do inss que recebe uma miseria não têm dinheiro. Vamos fazer uma reforma em todos os salarios dos politicos e também nos salários em todos os suplemos que também têm um monte de privilégio. Ai vai ter dinheiro pra aumentar os salários do pensionistas do inss e ainda sobra um valor pra investir na saúde.

  15. Juliana Aparecida farias Diz

    Meu processo auxílio acidentário foi pra Brasília decisão até hoje nada resposta recebia repertório discopatia pulmão discopatia depressão crônica nada decisão ja faz dois anos 07772596642 número do processo 0472160021342 número Whatsapp abraço 35984623293

  16. Nilrene de Queiroz Diz

    Concordo plenamente com Sérgio Diz. Se cortassem as mordomias e os salários astronômicos dos políticos, passagens aéreas, combustíveis e outros beneficios, sobraria dinheiro para não só aumentar o salário mínimo que é um valor irrisório e vergonhoso, como melhoraria e muito a situação econômica fo Bradil que é o único país que os políticos tem tantas regalias além do salário, isso sem fazerem concursos para merecem esses cargos.

  17. Teresinha Diz

    Pois é não tem nenhum político para receber esse benefício, então não tem interesse em aprovarem, dana-se os aposentados

  18. Sandra Diz

    Tirando os não presta do poder e maís um monte deles que está de vida boa regalias de viagem auxílio moradia de mais cinco mil reais o povo começa ter uma vida digna é bom refletir muito em 2022

  19. Paulo Rogério Ferreira Diz

    Temos. Que .. não. Votar. Os. Aponzetados .aí. Eles. Vão. Ver .os. Políticos. Pra. Quem. Trabalhou. Uma. Vinda. .não. Tem. Mais. Pra. Vagabundos. Tem

  20. paulo cesar Diz

    paulo cesar pereira

  21. José.tavares.de.lima Diz

    Desde.2020.ta.rodando.esta.ladainha.como.um.pecionista.vive.com.um.salario.minimo.nao.da.mempr.compra.o.remedio.so.promesa….

  22. Joce Diz

    Pois sim. Falam tanto que não tem dinheiro para os aposentados e pensionistas, mas para Auxílio Emergencial se tem… Mas 2022 está chegando junto com as Eleições

  23. Sérgio Diz

    Então façam assim diminuam os salários dos deputados senadores,e acabem com todas às mordomias desses sangue sugas do povo trabalhador,tirem às regalias das filhas de militares,parem de pagar passagens aéreas e moradia pra essa corja,pois além de ganharem salários exorbitantes,ainda temos que pagar pra essa corja que trabalha 3 dias por semana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.