Investir em cafeteria: como abrir uma e obter sucesso

Hoje falaremos o que precisa saber para ter um cafeteria bem sucedida

Quando alguém pesquisa “como abrir um café”, está de olho em um negócio com muito potencial. Afinal, a maioria dos brasileiros adora uma xícara de café, principalmente no inverno. Por isso que hoje, indicaremos como abrir uma cafeteria e obter sucesso.

De acordo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 89% das pessoas precisam desta bebida para funcionar melhor ao longo do dia. E não é essa a única razão pela qual uma cafeteria vale a pena de chamar de sua.

Uma cafeteria é um ótimo local para tudo, desde noites íntimas, para reuniões de negócios e bate-papos casuais tarde da noite. Isso explica por que grandes e pequenas cidades estão interessadas nesse tipo de negócio.

Neste texto, entraremos em detalhes para ajudá-lo a colocar esse conceito em prática.

Como abrir uma cafeteria e obter sucesso

Quem nunca sonhou em ser seu próprio patrão e conquistando a independência financeira?

Existem inúmeras pessoas cujos sonhos incluem esse cenário. Mas não é um passeio tranquilo, especialmente se você planeja abrir um negócio como um café, que exige a consideração de uma ampla gama de fatores.

Além da papelada envolvida na formalização (que felizmente é mínima agora), há muitos outros fatores a serem considerados. Isso inclui o tamanho do investimento inicial necessário, a natureza do público-alvo, as ações tomadas pelos concorrentes e muito mais.

Mas não tenha medo!!!

Organizamos tudo o que você precisa saber para abrir uma cafeteria e apresentamos aqui.

Acompanhe!

Investir em cafeteria- Reprodução Canva
Investir em cafeteria- Reprodução Canva

Comece pela escolha do local para a cafeteria

Onde você colocará sua cafeteria? Esta é uma questão crucial que precisa ser abordada em sua estratégia de negócios. Agora, é importante considerar cuidadosamente suas opções para que você possa estabelecer um ponto de partida comercial claro.

Esta, com certeza, não é hora de arrogância. Muitas pessoas acham que um determinado lugar é bem-sucedido, mas não se preocupam em ter certeza. Afinal, quando você abre seu café, é provável que se sinta frustrado com a falta de clientes.

É preciso entender, que o local escolhido terá um papel significativo no resultado.  Desta forma, apenas visitar as instalações é insuficiente. Assim, informe-se sobre a clientela local e visite a área em vários momentos do dia.

Não esqueça de pesar os custos do espaço contra seus retornos potenciais.

Decida sobre o formato do menu

Sabemos que uma cafeteria vende café, certo? Mas esta é somente a base de oferta em sua nova empresa. O menu deve incluir uma variedade de bebidas, além de opções de comida que podem acompanhar uma xícara de café.

Existe uma grande variedade de bebidas e receitas de café para escolher, incluindo o clássico cafezinho e criações gourmet como aquelas que combinam bem com sorvete. Algumas das bebidas de café, podem ser preparadas e servidas de várias maneiras, como derramadas sobre gelo ou preparadas em uma máquina de café expresso italiana.

Utilize uma marca de café para servir de emblema do estabelecimento, e experimente as variedades de torras. Existem, inclusive, algumas empresas que oferecem contratos de parceria e até equipamentos em troca de publicidade, mas não perca de vista que o fator mais importante é a qualidade do café que você escolhe usar.

Não importa o tamanho do seu negócio: a coisa mais importante a se pensar, é a atmosfera que você cria para seus clientes. Afinal, quando os clientes se sentem bem-vindos em um café bem projetado, são mais propensos a gastar dinheiro lá.

Por isso, cuide que nada falte na cafeteria, tendo em conta a necessidade de uma cafeteria totalmente funcional e acolhedora. Assim, se transforma, uma ótima maneira de tornar o momento de relaxamento de seus convidados em seu estabelecimento mais memorável.

E não esqueça: é necessário ter mesas com tomadas para carregar telefones e computadores! Os clientes gostam de desfrutar um ótimo café e trabalhar ou estudar com conforto.

Veja da necessidade de contratar funcionários

É fundamental avaliar desde o início se você conseguirá dar conta de tudo que uma cafeteria oferece sem comprometer a qualidade do serviço. Você pode contratar um empregado mesmo que se registre como microempreendedor individual (MEI).

Além disso, avalie a necessidade de outros funcionários como: garçom/barista, ajudante de cozinha, cozinheiro, caixa, ajudante geral e zelador.

Realize investimentos em marketing e publicidade

Ao abri uma cafeteria, os clientes precisam saber da existência dela, e por isso, é necessário realizar investimentos em marketing e propaganda. Promova sua empresa em formatos digitais e tradicionais (como mídia social, WhatsApp e panfletos de papel).

Formalize sua cafeteria

Iniciar um negócio sem se registrar formalmente não é um plano particularmente sólido. O fornecimento de comida é apenas um dos muitos problemas que podem surgir de uma cafeteria não regulamentada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.