Introdução de determinados nutrientes na gravidez pode reduzir riscos de autismo

photo-1565895405138-6c3a1555da6a
Banco de Imagens: Unsplash

Apesar de uma alimentação saudável ser essencial em todas as etapas da vida, durante a gravidez, ela deve ser ainda mais priorizada, visto que o desenvolvimento e saúde do feto dependem da ingestão de diversos nutrientes.

Algumas doenças, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos podem surgir da alimentação do bebê quando ele ainda está no útero, inclusive, um estudo recente associa a falta de consumo de alguns nutrientes como possível causa para o autismo.

De acordo com o estudo feito pela Universidade da Califórnia (EUA), a introdução do ácido fólico durante o período gestacional garantiu 40% menos riscos de o bebê apresentar algum transtorno do espectro autista.

Nesta pesquisa, as mães incluíram o ácido fólico desde as quatro semanas antes de engravidar até oito semanas após o início da gestação.

Além do ácido fólico, outros nutrientes são apontados como essenciais na prevenção de transtornos do espectro autista, como também, de outras patologias físicas e neurológicas, entre eles, a Vitamina D, C, A, ferro, Fósforo, potássio e magnésio.

 Ácido fólico

O ácido fólico está presente em vegetais de folhas verdes, frutas cítricas, lentilhas e brócolis, entretanto, a quantidade indicada para o período gestacional não é atingida apenas com a alimentação. Diante disto é preciso adotar a suplementação, a fim de que a gestante consuma 600ug por dia de ácido fólico.

Vitamina D

A ingestão de alimentos como carne, ovos e leite pode auxiliar na absorção de vitamina D, entretanto, além disso, o mais recomendado é que a grávida tome sol e assim como no caso do ácido fólico, faça uma suplementação de 10ug/dia, seguindo sempre as orientações médicas.

Vitamina C

A vitamina C não é importante apenas para prevenir resfriados ou auxiliar no rejuvenescimento da pele, afinal, este nutriente ajuda na formação dos ossos do feto.

Para garantir a quantidade de vitamina C apropriada para a gestação, basta priorizar o consumo de frutas como acerola, goiaba, laranja, abacaxi, seriguela, kiwi e caju.

Vitamina A

Outra vitamina que não pode faltar durante este período é a A, entretanto, seu consumo deve ser equilibrado, já que há indícios que ela pode ser prejudicial ao feto quando ingerida em excesso nos primeiros meses de gestação.

A vitamina A pode ser obtida através do consumo de alimentos alaranjados ou de qualquer outro que contenha betacaroteno.

Ferro

O consumo adequado de ferro na gravidez é obtido apenas com suplementação, já que a quantia recomendada chega a 27mg e na alimentação de 1000 kcal, por exemplo, apenas 6 a 7mg/dia é ingerida. Apesar disso, investir em alimentos como carnes, vísceras, feijões e vegetais de folha escura pode ajudar ainda mais na conquista deste nutriente.

 

Outros nutrientes como o Fósforo, Potássio e o Magnésio também devem ser incluídos no cardápio alimentar da gestante, inclusive, podem ser obtidos através do consumo de frutas, cereais integrais e laticínios.

Priorizando uma alimentação cada vez mais natural, variada e equilibrada é possível obter todos os nutrientes que o feto necessita para nascer com saúde, assim como a mãe.

O mais indicado é que a alimentação deste período seja acompanhada por um profissional de nutrição, a fim de que todos os alimentos importantes façam parte das refeições diárias.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.