Interpretação de texto: dicas incríveis para a prova do ENEM

Confira as dicas que separamos para você

Interpretação de texto: dicas para a prova do ENEM

Todos nós sabemos que a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é muito baseada na interpretação de texto. Os candidatos que querem conseguir um bom desempenho no exame precisam interpretar os mais variados textos e enunciados que serão apresentados ao longo da prova.

A habilidade de interpretar textos de uma forma efetiva e clara é essencial para responder corretamente as perguntas de interpretação e de português. Contudo, muitas pessoas possuem dificuldade nessa tarefa.

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas dicas que irão te ajudar a melhorar a sua interpretação de texto para a prova do ENEM. Vamos conferir!

Saiba diferenciar as partes relevantes do texto

Ler o texto todo devagar e pausadamente pode te prejudicar, uma vez que os textos presentes na prova do ENEM tendem a ser longos e cansativos.

Dessa forma, uma dica valiosa é focar a sua leitura em pontos estratégicos do texto: partes do texto em que as informações relevantes para a compreensão e a resolução da questão serão apresentadas. Exemplos desses pontos importantes são a introdução e no fim da conclusão.

Não se esqueça de fazer pequenas anotações

Uma dica valiosa é fazer anotações durante a a sua leitura: enquanto estiver lendo, anote palavras-chave ou palavras que te farão lembrar de informações importantes.  Lembre-se que o principal argumento do texto está quase sempre presente nas alternativas corretas.

Busque palavras-chave

Todas as questões da sua prova terão palavras-chave. Se você souber identificá-las, conseguirá melhor a sua leitura. Se a sua leitura do texto for direcionada pelo conhecimento prévio das palavras-chave, você irá guardar somente as informações importantes e que irão te ajudar a responder as perguntas corretamente e de forma eficaz.

Uma dica para encontrar as palavras-chave em meio aos longos enunciados e textos das questões do ENEM é buscar termos que se repetem. Informações que se repetem ao longo do texto merecem a sua atenção, uma vez que indicam que o autor quer reforçar um ponto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.