O que é inteligência financeira? Aprenda o significado do termo e como aplicar no dia a dia

Inteligência financeira é a capacidade das pessoas de estudar, analisar e comparar oportunidades de investimento. Essas oportunidades são as que permitem o desenvolvimento e a otimização de fontes de receita. Pode ser resumido como as habilidades para resolver problemas ou conflitos relacionados ao dinheiro.

Inteligência financeira de acordo com especialistas

Os especialistas identificam três pilares da inteligência financeira:

  1. Controle e regulamentação de gastos desnecessários.
  2. Estudo e desenvolvimento de estratégias que permitem a economia e o consumo adequado.
  3. Identificação das novas fontes de receita econômica com estratégias de renda ou com investimentos.

Uma das vantagens de desenvolver inteligência financeira é que as finanças pessoais melhoram. Assim, as economias também são mais bem administradas ou investidas para obter maior lucratividade.

Esse tipo de “inteligência” consiste em destinar receitas para a poupança, mas também em fazer crescer esses recursos. Portanto, a ideia de investir é o mesmo que colocar o dinheiro para “trabalhar”, usando os juros a favor de quem investiu.

Não é preciso ser um grande investidor para aprender algumas estratégias que facilitam o entendimento e a gestão de nossas finanças pessoais. Basta ser paciente e prudente.

Um princípio fundamental para começar a desenvolver sua inteligência financeira é acertar suas contas
Um princípio fundamental para começar a desenvolver sua inteligência financeira é acertar suas contas – Foto: Canva Pro

Começando administrar as finanças e a poupar

Começar a pensar como financista é fácil. Você tem que começar com o básico:

  • Perca o medo de falar sobre assuntos financeiros;
  • Aumente seu vocabulário financeiro;
  • Familiarize-se com os tópicos de finanças, economia e cultura financeira;
  • Procure informações em jornais, livros, artigos de opinião, sites ou vídeos.

Isso permitirá que você comece a identificar ferramentas que podem ser úteis para seu contexto e suas condições econômicas. Também facilitará a tomada de decisões pessoais para cuidar de sua renda, alocando recursos para um possível investimento, sem afetar sua poupança.

Para que serve a inteligência financeira?

O ideal dos cérebros que pensam no equilíbrio das finanças é não depender exclusivamente de um emprego. Chegar a este estágio implica várias etapas anteriores que listamos abaixo:

  • Consciência monetária – Você tem que estar ciente de quanto custa para ganhar cada centavo e a importância de não gastar indevidamente;
  • Evite créditos para não gastar – Concentrar os esforços financeiros na consolidação das contas sempre será mais importante. É também uma parte que funcionará quando houver a oportunidade de começar a separar um valor que se destina a um investimento ou a uma poupança;
  • Reservas financeiras – As reservas destinam-se a uma porcentagem da renda mensal para necessidades futuras;
  • Orçamento doméstico – O cálculo das despesas mensais permite identificar quanto dinheiro pode ser usado para consumo e economia. Além disso, é possível identificar um eventual valor que se destina aos investimentos;
  • Coloque o dinheiro para trabalhar – Poupança também corre o risco de depreciação pela inflação. É por isso que os especialistas recomendam que, quando você tiver dinheiro suficiente para investir, procure instrumentos financeiros que lhe permitam proteger esses recursos. É possível também se beneficiar dos juros que eles geram. Sem contar, é claro, com as propriedades que são alugadas e rendem dinheiro.

Por que é importante o desenvolvimento de uma estratégia nesse sentido

Se você está pensando em certas estratégias para parar de trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para gerar mais dinheiro, então, está no caminho certo. Isso não é algo que se aprende na faculdade, pois digamos que seja uma tarefa que você precisa pesquisar, aprender e colocar em prática por conta própria.

Para isso, conte com a literatura existente sobre o assunto, além de cursos, artigos especializados, workshops, entre outros materiais que validam o tema. Só então você será capaz de deixar o dinheiro trabalhar ao seu favor e não contra você, porque basicamente é disso que se trata a inteligência financeira.

É por isso que o objetivo deste artigo é explicar como se tornar uma pessoa financeiramente inteligente. Explicaremos os motivos de ser vital a administração dos seus recursos.

E não só isso, também compartilharemos algumas chaves para ter sucesso nas economias, bem como gerar renda passiva. Confira a seguir.

Uma das vantagens de desenvolver inteligência financeira é que as finanças pessoais melhoram
Uma das vantagens de desenvolver inteligência financeira é que as finanças pessoais melhoram – Foto: Canva Pro

Chaves para conquistar seus objetivos

Você se pergunta como pode desenvolver sua inteligência financeira? Está disposto a fazer mudanças importantes em sua vida para alcançar tudo o que planejou, incluindo sua liberdade nas finanças?

Aqui está uma série de recomendações. Portanto, você não apenas aprenderá como administrar seu dinheiro, mas como melhorar seu relacionamento com ele.

Mude sua maneira de pensar

Para mudar positivamente suas finanças pessoais, primeiro você terá que mudar a maneira como pensa. É preciso dizer adeus às velhas crenças, ou formas tradicionalistas de gerar renda. Dessa forma, verá novas oportunidades que o aproximam cada vez mais de sua independência.

Como fazer isso? Alguns fatos úteis incluem:

  • Pense em como dobrar sua renda;
  • Não se limite a saber como poupar dinheiro, mas arrisque-se a investir em negócios produtivos, ou que gerem dividendos a curto, médio ou longo prazo;
  • Detecte novas fontes de renda, ou seja, adicionais às oferecidas pelo seu emprego atual;
  • Pense e aja como um empresário, e não como um funcionário.

Faça as contas

Um princípio fundamental para começar a desenvolver sua inteligência financeira é acertar suas contas. A matemática não mente e é por isso que você deve saber qual é a soma total de suas receitas e despesas.

A ideia é evitar que este supere o que você produz, ou então incentivará um claro desequilíbrio financeiro. Portanto, é essencial que você siga as recomendações dadas.

Faça orçamentos

Esses instrumentos serão muito úteis, especialmente se você estiver começando a se treinar no desenvolvimento das habilidades financeiras.

  • Ao criar seu orçamento pessoal, certifique-se de incluir:
  • Sua renda – A quantidade de dinheiro que você recebe a cada mês;
  • Poupança e investimentos – Incluem a saída do dinheiro
  • Seus pagamentos e dívidas – Registre saídas de dinheiro para liquidar dívidas (pagamentos com cartão de crédito, empréstimos, etc.).

Em seguida, dedique-se a analisar esses orçamentos para identificar como você está gastando seu dinheiro. Assim, poderá fazer as devidas correções a tempo, ou antes que se afogue em dívidas.

Confie em investimentos passivos

Um dos principais aspectos do assunto é colocar o dinheiro para trabalhar para você. Para conseguir isso, faça investimentos por meio de plataformas de negociação ou gestores de patrimônio que oferecem um retorno assertivo sobre os bens.

Ao começar a investir seu dinheiro dessa forma, será possível gerar novas fontes de receita. Portanto, o retorno periódico do dinheiro chegará, sem a necessidade de tanto trabalho árduo, firmando a inteligência financeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.