Inteligência Artificial: ChatGPT pode ajudar quem está começando uma empresa do zero (Confira!)

Tecnologia pode ajudar no desenvolvimento do negócio

Atualmente, cerca de 75% das organizações empresariais já estão entrando em contato com a Inteligência Artificial (IA) para a implementá-la em seus negócios. A princípio, essas novas ferramentas tecnológicas possuem inúmeras funcionalidades que podem auxiliar pessoas que desejam criar um empreendimento do zero.

Todavia, com a utilização de Inteligência Artificial em seus negócios, o empresário obtém diversas vantagens. Podemos destacar o aumento exponencial da produtividade, redução de seus custos operacionais, automação de processos, e muito mais. A tecnologia está à disposição de quem deseja se desenvolver.

Aliás, o empresário que utiliza da tecnologia em sua rotina corporativa garante muitos benefícios, visto que a Inteligência Artificial também pode ser utilizada no trato com seus clientes e colaboradores. Segundo o Fórum Econômico Mundial, e seu estudo Futuro do Trabalho, as empresas estão cada vez mais investindo no setor.

Desse modo, quem aposta na tecnologia da Inteligência artificial também pode colher outros frutos, como, por exemplo, na melhora da tomada de decisões sobre o andamento dos negócios. Por essas e outras razões, as ferramentas de chatbots têm ganhado milhões de seguidores em todo o mundo, que buscam desenvolver suas empresas.

A Inteligência Artificial no mundo corporativo

Analogamente, os robôs de Inteligência Artificial também podem ajudar os gestores de empresas a prever as tendências de mercado, além de aumentar expressivamente o lucro dos seus empreendimentos. Em muitos casos, a nova tecnologia pode ser utilizada na construção de um negócio a partir do zero.

Os empresários no início de seus negócios, podem utilizar o ChatGPT para garantir uma maior economia de seu tempo e de dinheiro, nos primeiros passos da abertura de uma empresa. Vale ressaltar que atualmente essa ferramenta de Inteligência Artificial da OpenAI é a mais famosa no mercado, tendo sido lançada em 2022.

Dessa maneira, a Inteligência Artificial pode auxiliar o gestor corporativo a analisar sua concorrência, criar um plano de negócios, apresentando todas as diretrizes necessárias para a abertura de um novo empreendimento. A tecnologia apresenta soluções importantes nesta fase dos negócios, mas é necessário conhecê-la.

Ademais, o gestor do negócio deve saber os comandos certos para que possa utilizar as ferramentas tecnológicas de uma forma efetiva. É necessário fazer perguntas ao chatbot que sejam direcionadas aos passos para a abertura de uma empresa. Para receber as respostas do robô, quanto mais específico melhor.

Inteligência Artificial na abertura de empresas
Inteligência Artificial na abertura de empresas/Fonte: pixabay

Tecnologia a favor do negócio

O ideal é que o gestor do negócio ao fazer uma pergunta para o robô de Inteligência Artificial, inclua o máximo de informações, de forma a obter uma resposta satisfatória. Para quem já possui uma ideia para uma empresa, com um orçamento e um público-alvo definidos, deve-se alimentar os chatbots com todos esses dados.

Perguntas para o chatbot de Inteligência Artificial:

  • Qual o tamanho do mercado para meu negócio?
  • Quem são meus concorrentes?
  • Como posso ser diferente deles?
  • Quais são as tendências de mercado?
  • Quais são as necessidades e desejos de meu público alvo?
  • Quais são as estratégias de marketing ideais?
  • Qual é o investimento necessário para o meu negócio?
  • Como garantir um fluxo de caixa suficiente?
  • Como devo planejar o orçamento?
  • Como gerar receita?
  • Como reduzir os custos?

Implementação da tecnologia na empresa

Com o grande sucesso de ferramentas de Inteligência Artificial como o ChatGPT, Bard e Midjourney, muito tem se discutido sobre a tecnologia e o futuro do trabalho. Há pessoas que acreditam que, com a evolução dos chatbot, uma grande parte da população irá perder seus empregos. Outros vêem o cenário com mais otimismo.

Dessa forma, para essas pessoas, a Inteligência Artificial pode apresentar um grande número de oportunidades, capaz de fazer com que os gestores de um negócio otimizem seu tempo e passem a entregar resultados satisfatórios. Não se sabe ainda quem está certo, visto que a tecnologia está em seus passos iniciais.

Aliás, uma pesquisa recente da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em uma parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, (MIT), aponta que a tecnologia melhora a produtividade dos trabalhadores de uma empresa em cerca de 14%. A utilização das ferramentas de Inteligência artificial pode ser muito benéfica.

Em conclusão, informações da consultoria McKinsey, diz que mais da metade, 63% dos gestores empresariais de todo o mundo, afirmam que obtiveram um ganho econômico ao aplicar a Inteligência Artificial em suas operações. Neste sentido, cerca de 75% deles devem incorporar a tecnologia em seus negócios nos próximos anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.