Instituições de ensino lançam nota a favor do retorno imediato do ensino presencial no Rio

Reitores e diretores de 11 instituições assinaram o documento

Instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro emitiram nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, uma nota a favor do retorno imediato ao ensino presencial. Ao todo, reitores e diretores de 11 instituições assinaram o documento. 

De acordo com a nota, mediante a redução de casos de Covid-19 no Rio, as instituições devem retomar as aulas presenciais o mais rápido possível já que estas são “fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade”.

Assinaram a nota os representantes das seguintes instituições: UFRJ, UFF, Unirio, UFRRJ, IFF, IFRJ, Uerj, Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e Colégio Pedro II (CPII).

Nota defende o ‘retorno completo’

O texto da nota ressalta ainda que o ensino remoto foi crucial para garantir o acesso à educação durante a crise sanitária:

“A adoção do ensino remoto emergencial foi necessária e preparada com todo o cuidado didático, jurídico e institucional, com ampla discussão nos conselhos superiores, cuja reversão está ocorrendo de forma gradativa e planejada. Nossas ações nesses tempos de pandemia foram fundamentais para que vidas pudessem ser preservadas. Neste momento, temos convicção de que o retorno completo ao ensino presencial será fundamental para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade”, diz a nota.

Os representantes das instituições explicaram que a decisão tem como base a taxa de transmissão do vírus, o grau de letalidade da doença e a taxa de ocupação dos leitos. 

Nesse sentido, eles defendem o passaporte vacinal seja cobrado na retomada do ensino presencial. No entanto, ressaltam que pessoas que fazem parte de grupos de risco devem permanecer em trabalho ou ensino remoto. Veja a nota na íntegra.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep antecipa em dois dias o resultado das provas do Enem 2021; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.