Instagram e Facebook apresentam falhas nesta terça-feira (5)

Milhares de usuários do Instagram e do Facebook estão relatando instabilidade nas redes sociais nesta terça, 5

Duas das redes sociais mais famosas do Brasil, o Instagram e o Facebook estão apresentando instabilidade no início da tarde desta terça-feira (5). O site DownDetector já registra mais de 3,7 mil reclamações de usuários que não estão conseguindo acessar o site de fotos.

O mesmo Downdetector também registra mais de 14 mil reclamações de usuários em relação ao funcionamento do Facebook no início desta tarde.

De acordo com as informações oficiais, os problemas com as duas redes sociais não estão sendo registrados apenas no Brasil, mas também em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, há relatos de mais de 240 mil reclamações sobre problemas nos dois sites.

Quais são as falhas do Instagram?

Mas afinal de contas, quais são os pontos de dificuldade no processo de acesso ao Instagram nesta terça-feira (5)? Ainda tomando como base os relatos de usuários nas redes sociais, o app não estava conseguindo processar o login, e nem conseguia realizar a conexão com o servidor.

Ainda de acordo com o Downdetector, cerca de 69% dos usuários reclamaram da dificuldade de acesso pelo celular. Por outro lado, cerca de 18% disseram que estavam com problemas de conexão pela internet. Para outros 12%, a grande dificuldade estava em acessar a linha do tempo do aplicativo.

Problemas com o Instagram

Esta não é a primeira vez que o Instagram apresenta instabilidades. No último mês de junho de 2023, um problema semelhante ocorreu com o site. Segundo relatos de usuários, um bug afetou o funcionamento destes sites. Também ocorreram registros de reclamações de alguns internautas em relação ao aplicativo de mensagens WhatsApp.

Tais ferramentas não chegaram a sair do ar, mas registraram centenas de reclamações relativas aos seus funcionamentos. O crescimento das queixas foi registrado pela plataforma DownDetector, que mede o grau de reclamações digitais na internet.

Memes nas redes sociais

No X, antigo Twitter, muitas pessoas postaram comentários acerca dos problemas que estão sendo enfrentados pelos usuários do Instagram e do Facebook. Veja alguns deles:

“O Instagram de vocês estão funcionando? Porque o meu parou”, disse um internauta. “Facebook e instagram cairam e eu achei que tinha sido hackeada”, seguiu um outro usuário no x. 

Instagram e Facebook apresentam falhas nesta terça-feira (5)
No X, usuários fizeram piadas com a situação. Imagem: Reprodução

O que diz a Meta

A empresa Meta, responsável pela gestão da rede social Instagram foi procurada para explicar a razão dos problemas que estão sendo percebidos no aplicativo nesta terça-feira (4). Ao menos até a publicação deste artigo, nenhuma resposta foi enviada. Em caso de envio, o artigo será atualizado.

Alternativas

Seu Instagram está com problema? Existem outros aplicativos de mensagens de texto que podem socorrer os usuários enquanto o problema não é resolvido. Veja abaixo uma lista com alguns deles:

  • Signal;
  • Wire;
  • Librem Chat;
  • Telegram;
  • Threema;
  • Wickr.Me;
  • Viber;
  • Kik.

O internauta também pode optar por enviar as suas mensagens por redes sociais, como o Twitter. Neste caso, também é importante que o seu interlocutor também tenha uma conta no sistema. Esta é a única maneira de fazer com que ele receba a mensagem que foi enviada. Em casos de emergência, esta poder ser uma boa opção.

Em todos os casos, o internauta precisa atentar para todas as regras que são assinadas no momento em que ele entra na rede social ou no aplicativo mensagens. É neste momento que o cidadão vai entender quais são as regras de compartilhamento de dados que eles utilizam.

Recentemente, a empresa Meta, que pertence a Mark Zuckerberg, anunciou a criação de uma nova tecnologia de inteligência artificial que recria a voz de usuários em apenas alguns segundos. Segundo a companhia, o sistema ainda não tem data para ser liberado porque ainda está em fase de testes. Por ora, não há nenhuma indicação de que o problema que está ocorrendo tenha relação com o anúncio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.