Como aumentar o alcance no Instagram? Dicas práticas para melhorar seus números

Veja algumas formas simples de conseguir aumentar os números do seu perfil e alcançar ainda mais pessoas na plataforma.

Para entender como aumentar o alcance no Instagram e melhorar seus números, existem uma série de conceitos que podem ser essenciais. A forma como a plataforma escolhe os posts, como usar as ferramentas e até a frequência de postagem são alguns deles.

Por isso, se estiver pensando em crescer nas redes sociais, vamos te ajudar a dar os primeiros passos. Afinal, deixamos dicas essenciais que farão toda a diferença na hora de criar conteúdos de destaque para seu perfil.

Como funciona o alcance do Instagram?

O alcance do Instagram se refere à quantidade de pessoas que viram sua publicação no feed. Seja pelo explorar, seja através de anúncios ou mesmo por seguir a sua conta. A plataforma leva em consideração alguns pontos para a distribuição:

  • Qualidade dos conteúdos (resolução e imagem);
  • Movimento e dinâmica do conteúdo;
  • Heading e atratividade do post;
  • Envolvimento com o público do perfil.

Então, é sempre importante levar esses pontos em consideração antes de começar sua criação. Todos eles têm uma relevância sobre a distribuição e alcance dos seus conteúdos na plataforma, de forma mais interessante e dinâmica.

Leia Mais: Instagram: como descobrir com quem você interage menos?

Dicas para aumentar o alcance no Instagram

Então, agora que você já entendeu como funciona a mecânica da plataforma, como aplicar isso de um jeito prático? Separamos algumas dicas essenciais para te ajudar na hora de dar os primeiros passos e conseguir os melhores resultados para seu perfil.

1.Entenda bem o algoritmo

A primeira dica essencial para aumentar o alcance no Instagram é saber como a plataforma funciona. Assim, você precisa entender quais são os principais pontos que irão impactar na produção e distribuição de conteúdo:

  • Políticas de privacidade;
  • Termos de uso da plataforma;
  • Como funciona o algoritmo;
  • Conteúdos proibidos;
  • Como o algoritmo escolhe as publicações.

Dessa maneira, você se antena com as tendências e diretrizes da plataforma, podendo aproveitar melhor cada ferramenta que ela oferece. Além disso, sempre fique de olho nas novidades, update de funções e de políticas novas para o Instagram.

2.Conteúdo bom é melhor que quantidade

Então, não basta apenas sair produzindo conteúdo e postando no Instagram para aumentar o alcance. Hoje, a rede social não trabalha somente com frequência e constância, mas principalmente com qualidade.

Por isso, muitas vezes vale mais a pena um conteúdo bom, do que três conteúdos ruins. Nesse caso, a quantidade não quer dizer qualidade ou um bom resultado, tudo depende da sua estratégia e análise de mercado para funcionar bem.

Assim, mantenha o foco em criar um conteúdo incrível e com uma qualidade excelente. Com isso, você atrai a atenção do seu público de forma completa, com dinamismo e de maneira eficaz para melhorar seu alcance.

3.Se conecte com seu público – aumentar o alcance do Instagram

Outro ponto fundamental da sua entrega de conteúdo é conectar com seu público, falar a mesma língua que ele consegue entender e se adaptar. Afinal, é muito diferente falar com um nicho técnico, ou outro mais informal.

A comunicação é uma das coisas mais importantes dentro de um conteúdo bem estruturado. Ela é quem irá determinar se o seu post aumentará mais o alcance no Instagram, e se tornar ainda mais popular dentro do feed.

Dessa maneira, comece pesquisando e entendendo o que o seu público quer ver e entender em seu perfil. Portanto, vale a pena conhecer a fundo suas dores, desejos, anseios e expectativas dentro do nicho que você está propondo.

4.Combine palavras chave e hashtags

Na hora de postar seus conteúdos, se você quiser aumentar o alcance no Instagram, é importante usar as ferramentas da forma correta. Por exemplo, muitas pessoas acreditam que as hashtags não são mais importantes, o que é bem incorreto.

Porém, agora nos mecanismos de busca do Instagram, a melhor alternativa é utilizar as hashtags junto de palavras chave. Sejam elas direto nas legendas, ou dentro de conteúdos, como os reels e stories. Melhorando o alcance e recomendação no perfil e criações.

Se você não quiser deixar as palavras chaves tão evidentes, é possível utilizar alguns emojis e outros recursos para esconder. Mesmo que isso aconteça, ainda é possível utilizar o funcionamento de forma normal, sem prejuízos para a otimização.

Leia também: Como produzir conteúdo para Instagram: o guia completo

5.Turbine publicações

Outra forma de conseguir aumentar seu alcance, é utilizar a ferramenta de turbinar do próprio Instagram. Ela opera como um método de tráfego pago para os conteúdos, onde você impulsiona para que seu post chegue a mais pessoas na rede.

Assim, é possível segmentar seu público, criando um filtro que irá mostrar sua publicação para quem consome esse tipo de conteúdo. Dessa maneira, você pode conseguir mais seguidores, melhorar seus números e alcançar mais perfis.

6.Analise suas métricas – como aumentar o alcance no Instagram

Depois, é importante sempre manter o monitoramento e análise das métricas para o perfil. Existem alguns momentos que podem fazer toda a diferença nessa dinâmica e entender quais são os conteúdos mais relevantes e promissores:

  • Primeira hora: O tempo de disparo da publicação, é importante monitorar o alcance, a entrega e as interações;
  • 6 horas: Momento de estabilização da publicação, com diminuição da visibilidade;
  • 24 horas: Primeiro dia de entrega do conteúdo, com possibilidade de turbinar ou não o alcance.

Dessa maneira, analisando esses dados, é possível encontrar os conteúdos que realmente são importantes em seu perfil. Além disso, entender o que está ou não funcionando para seu nicho e interesse do público.

7.Reveja o que não deu certo – como aumentar o alcance no Instagram

Ainda, existe uma dica essencial: a reestruturação dos conteúdos. Afinal, nem sempre tudo o que você postar vai dar resultados incríveis. Nessa hora, é importante verificar quais os pontos de melhoria, para os próximos posts.

Portanto, sempre faça análises periódicas nos conteúdos que deram certo, mas foque nos que deram errado. Em alguns casos você pode fazer novamente o post, mas com outra abordagem e forma de contar a mesma história para aumentar o alcance no Instagram.

Por fim, não deixe de conferir outros conteúdos e dicas incríveis para tecnologia e redes sociais. Assim, deixamos vários posts úteis para aumentar as vendas, conseguir mais seguidores e usar a ferramenta como um forma eficaz de impulsionar seus objetivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.