INSS volta a exigir prova de vida e bloqueia benefícios; veja o que fazer

A primeira negativa foi para os segurados que não realizaram a prova de vida em março e abril de 2020, que tinham o prazo de até a última quarta-feira (30) para ser feito.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou os procedimentos de bloqueio dos benefícios previdenciários. A primeira negativa foi para os segurados que não realizaram a prova de vida em março e abril de 2020, que tinham o prazo de até a última quarta-feira (30) para ser feito.

Portanto, se você perdeu o prazo para realizar o procedimento de prova de vida, continue lendo este artigo e saiba o que fazer para desbloquear o seu benefício.

Benefício bloqueado

Para desbloquear o benefício, o segurado precisa comparecer o mais rápido possível à uma agência em que recebe a ajuda previdenciária e informar o ocorrido. Na ocasião, o procedimento de comprovação de vida será realizado, então, é importante estar com todos os documentos necessários.

Também é possível fazer o procedimento de maneira virtual, através da biometria facial. Porém, está possibilidade não é disponibilizada para todos os segurados. Somente os que possuem a biometria facial registrada no TSE e no departamento de trânsito regional podem realizá-la.

A comprovação virtual é feita pela plataforma “Meu INSS”, e não precisa que o beneficiário compareça a alguma agência depois de realizar o procedimento pela internet.

Calendário para comprovação de vida

Diante o retorno da exigência da realização da prova de vida, os segurados do INSS devem seguir as seguintes datas:

Competência de vencimento da comprovação de vidaCompetência da retomada da rotina
Março e abril/2020jun/21
Maio e junho/2020jul/21
Julho e agosto/2020ago/21
Setembro e outubro/2020set/21
Novembro e dezembro/2020out/21
Janeiro e fevereiro/2021nov/21
Março e abril/2021dez/21

Como comprovar?

Existem algumas opções para que o segurado da previdência realize o seu procedimento de prova de vida. Confira a seguir:

  • Presencial

Esta opção exige que o cidadão compareça a agência do banco em que recebe o benefício e apresente os seus documentos pessoais, como CPF e documento oficial com foto para fazer a prova de vida.

  • Biometria

Outra opção muito utilizada em meio a pandemia, é a prova de vida pela biometria bancária. Basta o segurado que possui cadastro utilizar um caixa eletrônico para fazer a prova de vida.

  • Dificuldade de locomoção

Para os beneficiários que não têm condições em comparecer a agência do banco, é possível solicitar a realização da prova de vida por telefone. Basta entrar em contato com a Central Telefônica 135 e agendar a visita de um servidor do INSS

Em outros casos, o segurado pode indicar um procurador para realizar o procedimento em seu lugar. Para isso, é necessário acessar o “Meu INSS” e selecionar a opção “Agendamentos/Requerimentos”, depois busque pela opção “procuração” e envie a documentação solicitada para o cadastro.

  • Aplicativo

Os segurados que são correntistas do Banco do Brasil podem realizar o procedimento de prova de vida pelo próprio aplicativo da instituição. Basta encontrar a opção “INSS” na plataforma e registrar uma foto com o documento de identificação por meio de uma selfie.

Veja também: INSS pode suspender benefício de quem não realizar ESTE procedimento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.