INSS tem 1,7 milhões em fila de espera

Órgão desenvolveu projeto para resolver o problema da fila.

De acordo com o Portal da Transparência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a fila de espera do INSS tem mais de 1,7 milhão de cidadãos brasileiros. Isto é, são pessoas que aguardam pela análise do órgão sobre seus pedidos de benefício.

Assim, o Instituto confere se todos os documentos estão corretos e se o cidadão cumpre com os critérios necessários, por exemplo. Além disso, é possível que este processo inclua a realização de perícia médica, dentre outros.

Segundo os dados, então, são 1.197.750 pessoas em fase de análise administrativa, ou seja, quando toda a documentação necessário já foi encaminhada ao órgão. Portanto, agora, o órgão está em um momento de conferência destes documentos.

Ademais, outras 596.699 pessoas esperam a realização da perícia médica. Isso ocorre porque muitos benefícios se destinam a pessoas que estão enfermas ou que possuem alguma deficiência, por exemplo.

A criação do Portal de Transparência do INSS ocorre recentemente, sendo uma das primeiras ações do novo presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto. Ele assumiu a função na última quarta-feira, 05 de julho.

INSS desenvolve projeto piloto

Com o objetivo de reduzir a fila de espera para a realização de novas perícias médicas, o órgão implementou um projeto piloto durante o mês de junho deste ano. Assim, a intenção é de reduzir o número de faltosos durante todo o processo. 

De acordo com o INSS, uma a cada cinco pessoas que efetuam o agendamento da perícia médica acabam não comparecendo na data de realização do procedimento. 

Através da ação, portanto, os atendentes que fazem parte do órgão entram em contato diariamente com 5 mil pessoas. Este contato seria uma semana antes da data da perícia, para lembrar os cidadãos de comparecerem nas unidades do instituto nas datas corretas. 

A partir desta semana, então, começa a segunda fase do projeto, em que o órgão fará 25 mil ligações por dia.

INSS tem 1,7 milhões em fila de espera
INSS tem 1,7 milhões em fila de espera – Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

Número insuficiente de peritos

Outro problema que o INSS vem enfrentando é a ausência de peritos médicos. Em razão disso, a Medida Provisória possibilita que os profissionais possam receber por hora extra trabalhada. 

Segundo a regulamentação atual, cada profissional pode realizar até 12 perícias por dia. Contudo, com a adoção da MP o número de atendimentos poderá aumentar. 

A proposta já passou pela análise do Ministério da Previdência Social, do Ministério da Gestão e também do Ministério do Planejamento. Desse modo, para ter aprovação, o texto ainda necessita de passar pela Casa Civil e por fim, irá para a sanção presidencial. 

No mais, o Ministério da Previdência também vem trabalhando para efetuar a abertura de um novo edital para a contratação de novos peritos. Assim, a expectativa é de que novos profissionais sejam contratados até o fim do próximo ano.

A movimentação por novos concursos públicos no INSS também tem o objetivo de reduzir a fila de espera.

Novo presidente do INSS destaca avanços

Recentemente, o novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e líder do Ministério da Previdência, Carlos Lupi, estiveram no encontro de gestores da Superintendência Sudeste II. Isto é, que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. 

Durante o encontro, discutiu-se temas como a valorização dos servidores do instituto, transparência na divulgação de dados e novos métodos de trabalho, por exemplo. 

Vamos ‘reinaugurar’ a instituição (INSS), de forma que ela seja um espaço democrático, e vamos valorizar a carreira dos nossos servidores. Todos terão espaço para falarem e serem ouvidos“, destacou Stefanutto. 

O novo presidente da autarquia comentou sobre como será a sua gestão no comando da instituição. Além disso, debateu sobre quais serão os principais desafios.

Junto dele, o ministro Carlos Lupi também se manifestou, no que diz respeito às ações do governo federal frente ao órgão.

Ministro também falou sobre INSS

O ministro Carlos Lupi, por sua vez, comentou sobre novas formas de trabalho que serão implementadas ao INSS. 

O líder do Ministério da Previdência comentou sobre os avanços conseguidos durante o primeiro semestre deste ano de 2023. Isto é, como a criação do cartão Meu INSS+, que fornece descontos em serviços e produtos e sobre a inauguração do Portal da Transparência Previdenciária, em que todos os cidadãos poderão realizar a consulta de como se encontra a fila de espera para a concessão de benefícios do órgão. 

Lupi reiterou que, com a recriação do Ministério da Previdência Social e a recuperação do INSS que, segundo ele, acabou sendo impactado de forma negativa durante a última gestão, já fez com que os números sobre a produtividade aumentassem, chegando a 860 solicitações no mês de junho deste ano. 

De acordo com o ministro, o processo de recuperação do maior órgão da América Latina proporciona a entrega de uma maior cidadania para a população brasileira. Lupi também debateu sobre novas medida que vêm sendo implementadas pelo Governo Federal no INSS. 

Com a convocação de servidores, a volta do bônus de produtividade, investimento em infraestrutura e aprimoramento contínuo da gestão, alcançamos um progresso no processamento das demandas, que cresceram em 2023. A meta é garantir o atendimento em até 45 dias até dezembro“, destacou o titular da pasta.

INSS espera chegar ao repasse de R$ 1 trilhão

Até o fim deste ano, o INSS espera alcançar a marca de R$ 1 trilhão repassados por meio de pagamentos. 

A expectativa é chegar ao fim de 2023 com uma folha de pagamentos de quase R$ 1 trilhão, a maior folha da América Latina. Precisamos evoluir na segurança da informação”, destacou o coordenador-geral de Pagamento de Benefícios, Jucimar Fonseca.  

Atualmente, o INSS efetua o pagamento de cerca de R$ 92 bilhões por mês em auxílios, benefício e aposentadorias a aproximadamente 38 milhões de cidadãos brasileiros. 

Em razão disso, o INSS vem trabalhando de forma ininterrupta para aumentar a segurança das informações e a proteção de dados dos beneficiários. Assim, um ponto citado por Jucimar foi a substituição da plataforma de realização de pagamento da folha de benefícios que, além de trazer maior agilidade de processamento, possui um número maior de recursos de segurança.

Desse modo, será possível trazer uma maior eficiência e segurança no serviço do INSS.

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