INSS: saiba como realizar o bloqueio da função de empréstimo consignado

Aplicativo permite bloqueio da função de empréstimo consignado. Confira informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que o beneficiário pode contratar empréstimo consignado mediante desconto direto em seu pagamento, contudo, também pode solicitar o bloqueio dessa funcionalidade.

INSS: saiba como realizar o bloqueio da função de empréstimo consignado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que o consignado permite juros menores, por isso, é uma opção atrativa para os beneficiários. Além disso, o bloqueio automático de empréstimos é uma regra que objetiva elevar a segurança do beneficiário.

Prazo oficial

Assim sendo, o benefício concedido fica bloqueado para empréstimos pelo prazo de 90 dias a partir da data de sua concessão. Dessa forma, só poderá haver a solicitação de desbloqueio após esse prazo, caso seja interesse do beneficiário. 

Conforme destaca o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), todos os benefícios previdenciários e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) se enquadram nas regras de contratação.

BPC

É importante ressaltar que o beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) passou a poder realizar a contratação de empréstimos consignados apenas em 2022, a partir de março.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ressalta que o beneficiário deve se atentar a contatos telefônicos e mensagens por aplicativos ou por e-mail, considerando as ofertas de empréstimos, ao passo que é necessário analisar a veracidade da oferta.

Além disso, por 180 dias após a concessão do benefício, não há autorização para que as instituições bancárias ofereçam empréstimos para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, não é autorizada a contratação de consignados por qualquer canal, seja aplicativo, telefone ou presencialmente, considerando esse prazo.

Como bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimos?

O processo para o desbloqueio ou bloqueio do empréstimo consignado pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS através da função “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”. 

Além disso, o beneficiário também pode solicitar o serviço por telefone através do canal 135, bem como, tirar suas dúvidas e/ou agendar um atendimento presencial. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destaca que o empréstimo consignado é uma oferta de crédito da instituição bancária diretamente para o beneficiário.

Como registrar uma reclamação?

Por isso, caso o beneficiário identifique alguma intercorrência com o empréstimo, ele deve registrar uma reclamação na plataforma consumidor.govA divulgação oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destaca que a plataforma consumidor.gov é mantida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), cabendo a este órgão determinar o cancelamento do empréstimo, se for o caso.

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