Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

INSS: Revisão aumentará aposentadoria em 6 vezes; veja como vai funcionar

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou a favor do tema 999, conhecido como “revisão da vida toda” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Sendo assim, o aposentado poderá receber, conforme avaliações de especialistas em direito previdenciário, o valor do benefício até seis vezes maior que o anterior.

A correção do valor consiste em pedir à Previdência o recálculo da média salarial, considerando todos os salários do trabalhador, inclusive os anteriores a julho de 1994.

O INSS calculava, até a promulgação da reforma da Previdência no dia 12 de novembro de 2019, a média do salário com base nos 80% maiores salários do trabalhador a partir de julho de 1994. No entanto, a análise mudou.

Agora, o segurado que se enquadra na decisão e recebe hoje o piso da aposentadoria pode, por exemplo, passar a receber o teto da Previdência, um aumento de cerca de 485% nos ganhos. A “revisão da vida toda do INSS” pode abranger mais de 2 mil pessoas, segundo especialistas.

Vale lembrar que a situação, no entanto, ainda depende de alguns fatores, como por exemplo, o caso do contribuinte que trabalhou a vida inteira recebendo sobre o teto da previdência. No ano de 1993, no entanto, passou para a informalidade, se tornou empresário, e deixou de contribuir com o INSS desde então.

Na antiga regra, o benefício dessa pessoa quando se aposentou por idade foi de um salário mínimo, uma vez que ela ainda não tinha qualquer contribuição depois de 1994, apesar de todos os salários dela antes dessa data garantirem o benefício no valor do teto.

Benefício no teto

Com a decisão tomada pelo Superior Tribunal de Justiça, que considera contribuições anteriores ao no de 1994, o aposentado poderá ter esse benefício revisado e, portanto, passar a receber o teto da Previdência.

“É uma situação em que a pessoa teve uma diferença em mais de R$ 4 mil. Mas é uma ação que tem peculiaridade. Varia para cada segurado. Tem trabalhador que vai ter uma variação de 200% do benefício, 300%, 400%; como têm pessoas que o cálculo pode piorar o valor do benefício”, disse o especialista em direito previdenciário Roberto Carvalho, presidente do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), ao site Metrópoles.

Veja também: Abono extra de R$ 2.000 LIBERADO para brasileiros no INSS; conheça a proposta

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
36 Comentários
  1. MILTON VIEIRA COELHO Diz

    Eu me aposentei em 1986. Valor da aposentadoria= 7,22 Salários Mínimos. Com a Constituição de 1988 passeia à receber 3 Salários Mínimos. Pergunto: Esse direito que eu tinha em 1986 foi jogado no Lixo??? Será que os nossos direitos adquiridos não valem mais nada?? Alguém poderá responder-me essa pergunta??

  2. Lúcia Diz

    Quem vai nos responder essas duvidas?

  3. Lúcia Diz

    Já fiz 10 anos de aposentada,continuo trabalhando o que fazer para fazer essa revisao,que já tentei duas vezes e foi negado?

  4. Izabel Cristina Diz

    Meu marido tá na fila dois anos esperando a aposentadoria dele e só enrolação misericórdia 😢 INSS triste realidade 😢

  5. Aparecida Alves Diz

    Não é justo mesmo só ter direito quem se aposentou nos últimos 10 anos. Não pode haver dois pesos e duas medidas pq temos que passar por pente fino? Pq então o governo ou INSS não faz a revisão Automática para todos os aposentados?? A corda sempre arrebenta do lado mais fraco né!!

  6. Rosi Aparecida Silva Diz

    Me aposentei em 2016 por tempo de contribuição, tenho direito a revisão ar

  7. NILDA BUENO ROXO Diz

    Tenho direito a revisão, comecei a trabalhar em 1975, me aposentei em 2008. Continuei trabalhando até 2015.como fazer o pedido de revisão.

  8. vitorio Ramos Diz

    trabalhei com carteira assinada desde 1976 e aposentei em 2005 por tempo de contribuição será tenho direito a revisão da vida toda?

  9. Ademir Girão de Carvalho Diz

    Comecei a trabalhar em 1973 me aposentei em 2006 aposentadoria especial área insalubre continuei a trabalhar até 2019 gostaria de saber os meus direitos

    1. AdeAmir Girão de Carvalho Diz

      Responder

  10. Clarice Farias Diz

    Boa tarde!
    Já tive meu pedido aprovado em primeira instância, como fica agora?

  11. Maria Diz

    Aposentei em 2005 tenho direito

    1. Paulo Roberto Bianchi Diz

      Não se iludam. Tudo não passa de conversa fiada. Vai continuar tudo a mesma merda de srmpre, infelizmente.

  12. Maria Diz

    Aposetei em 2005 tenho direito

  13. Jose Neto Diz

    Pra quem tem pensão por morte e já recebi a pensão a uns 20 anos mais o valor um pouco mais de um salário mínimo tem direito a essa revisão?

  14. Alberto silva Diz

    Concordo com vlademir está dificil de saber quem é o piór !! Me arrependo profundamente de ter ajudado a eleger este clapula de bostanaro.

  15. Alberto silva Diz

    Concordo com vlademir está dificil de saber quem é o piór !!

  16. Maria de Fátima Soares Monteiro Diz

    Me aposentei em 2015.
    O cálculo foi realmente a partir de 1994, mas comecei a trabalhar em 1979.
    Esse tempo só foi considerado para calcular o tempo de contribuição.
    Como proceder ?
    Att.

  17. SIMONE MARTINS DOS SANTOS NASCIMENTO Diz

    Boa tarde. Gostaria de saber como proceder p entrar c requerimento de revisão de aposentadoria. É se há alguma possibilidade de baixar o salário mesmo sendo um salário mínimo

  18. Cláudio Diz

    O principal não foi mencionado o STF tem que aprovar por maioria… está com relator M.Marco Aurélio…quando será o julgamento, aí que é o problema????

  19. Luiz Augusto dos Santos Carvalho Diz

    Gostaria de saber como faço para pedir o recálculo, pois sou aposentado por invalidez.

  20. Mário Sérgio Oliveira Diz

    Aguardando resposta

  21. Mário Sérgio Oliveira Diz

    Olá,Boa tarde!
    Gostaria de saber o que devo fazer pra pedir a revisão,preciso ir ao INSS?
    Aguardo resposta,obrigado.

  22. Manoel Cândido Diz

    Para que realmente se faça justiça está revisão tem que ser estendida a todos os aposentados, e não somente para quem se aposentou nos últimos 10 anos,o STJ deveria considerar isto.Nao é justo os aposentados com mais de 10 anos não ter este direito.

    1. Valdeci de Lima Monteiro Diz

      Boa tarde como fica a minha situação? Meu esposo a muito tempo que estava esperando por a revisão, ele faleceu em 12/10/2020, eu tenho direito?

  23. Nair Vianna Diz

    Asa revisão será para funcionários públicos também?

  24. ALEXANDRE CARNEIRO CAMPELLO SOBRINHO Diz

    Quero fazer minha revisão, como devo proceder?

  25. Carlos alberto martins Diz

    estou em busca dessa oportunidade!

  26. Sérgio Soares Diz

    Ainda precisa de julgamento no STF?

  27. Ricardo Guedes da cruz Diz

    Olá gostaria de fazer minha revisão. Como faço

    1. Manoel Cândido Diz

      Para que realmente se faça justiça está revisão tem que ser estendida a todos os aposentados, e não somente para quem se aposentou nos últimos 10 anos,o STJ deveria considerar isto.Nao é justo os aposentados com mais de 10 anos não ter este direito.

  28. Silvana Nascimento Diz

    Bom dia.
    com relação a revisão da vida toda do INSS, quando será feito? E para quem ainda não se aposentou o cálculo já será feito desta forma?

  29. Alvaro da silva Diz

    Olá bom dia,me chamo Álvaro da Silva,sou Aposentado desde 2002; por invalidez.
    Tenho problema de coração e pressão alta.
    Gostaria de saber se tenho direito a essa Revisão.
    E_mail: adsilvamedeiros@hotmail.com.
    Telefone Residencial:21_33658747.
    Aguardo Retorno.

  30. Francisco Silveira da Costa Diz

    Ficamos estarrecidos com esse tal de DÓRIA tal sujeito é mesmo um pensante exagerado ! Imagine o que escreve;;,ou cogita : Impugnar a candidatuta de Bolsonaro em 2022,e nós perguntamos Quem é ISSO ??? Por enquanto o que qpresentou Dória no governo de S. Paulo à se alto julgar com tal importância ? Somos muito mais Bolsonáro ,apesar dos pesares ,pois então Brasil Com título Eleitoral em mãos,,que saia o pior, nesse caso O SR DORIA !!

    1. Vlademir José dos Santos Diz

      Nem Doria nem Bolsonaro, nada presta, os piores governantes do Brasil.

      1. Walter Papa Dos Santos Diz

        Pra você seria ótimo os nove dedos outra vez. Acabou a mamata, toma vergonha nessa cara.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.