INSS: passo a passo para fazer a consulta da antecipação do 13º salário

De acordo com informações do próprio INSS, cidadão já pode realizar a consulta da antecipação do 13º salário deste ano

Não é preciso sair de casa para consultar o extrato com os valores da antecipação do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi anunciada pelo Governo Federal há pouco mais de um mês. Mas foi só a partir desta semana que aposentados e pensionistas conseguiram o direito de realizar a consulta ao saldo.

Segundo informações do próprio Governo Federal, qualquer cidadão pode realizar o procedimento através do app do Meu INSS, ou mesmo no site oficial do Instituto. O pagamento do 13º salário será feito em duas parcelas. A primeira começa a ser liberada no próximo dia 25 e a segunda a partir do próximo mês de maio.

Tradicionalmente, o 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS é pago no segundo semestre de cada ano. Mas em 2022, o Governo Federal decidiu antecipar os repasses para este momento. Eles fizeram isso também nos anos de 2020, quando a pandemia chegou por aqui, e também em 2021.

A primeira parcela do benefício antecipado deverá corresponder exatamente a metade do valor que o usuário recebe no seus pagamentos tradicionais. Já a segunda rodada passa a levar em consideração os descontos inerentes ao Imposto de Renda. Obviamente o processo de desconto vale apenas para as pessoas que precisam realizar a declaração.

O Ministério do Trabalho aponta que os pagamentos do 13º salário poderá antecipar a injeção de pouco mais de R$ 56,7 bilhões na economia brasileira neste momento. A expectativa é que pouco mais de R$ 28 bilhões correspondam apenas ao processo de repasse da primeira parcela, que começa a ser paga na próxima semana.

Consulta da antecipação pelo telefone

O cidadão que quiser, poderá conferir as informações sobre a sua conta através da central de atendimento do INSS. O número é o 135. No momento da ligação, é preciso ter em mãos documentos pessoais, como o CPF, por exemplo.

O próprio indivíduo poderá informar sobre qual benefício quer saber informações e neste sentido, ele pode tirar as dúvidas sobre a situação do seu extrato. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Consulta pelo site

O cidadão também pode conferir as informações sobre a sua conta através do site oficial do Meu INSS. Essa é uma opção ideal para as pessoas que não querem baixar o aplicativo do Instituto no celular para realizar a consulta.

No site do Meu INSS, o indivíduo deverá realizar o login e clicar em Extrato de Pagamento. Pronto. A partir daí, o cidadão poderá confirmar as duas informações básicas para os repasses da antecipação do 13º salário neste mês de abril.

Pelo app do Meu INSS

Talvez a opção mais prática de todas seja realmente consultar as informações do extrato através do app do Meu INSS. Para realizar o procedimento, é preciso fazer o download do app oficial. Essa é uma dica para quem precisa usar serviços do Instituto com frequência.

Assim como acontece no site, o cidadão também precisa entrar no sistema através de um login. Ao entrar na conta, o indivíduo também verá uma aba de consulta ao extrato. Além disso, ele poderá realizar uma série de outros serviços disponibilizados pela autarquia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.