INSS: Limite do CRÉDITO CONSIGNADO aumenta para 45%

Margem do crédito consignado para aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi ampliada para 45% pelo Governo Federal. Até então, o limite estabelecido para comprometimento do benefício para este público era de 40%.

A Margem do crédito consignado para aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi ampliada para 45% pelo Governo Federal. Até então, o limite estabelecido para comprometimento do benefício para este público era de 40%.

A autorização consta na Medida Provisória (MP) nº 1.132, publicada nesta quinta-feira (4). Vale ressaltar que o texto também aumenta para 40% o limite do consignado para servidores públicos federais.

Em suma, o consignado se refere a parte da renda mensal que pode ser comprometida com o pagamento da parcela do empréstimo. O serviço foi liberado para os segurados do INSS em 2004.

Essa é a segunda vez que a margem do consignado para os aposentados do INSS é alterada este ano. Em março, a Medida Provisória (MP) 1.106 ampliou a margem consignável de 35% para 40%.

Todavia, o texto foi modificado no Congresso Nacional, chegando ao limite de 45%. Além disso, a possibilidade foi estendida aos aposentados por invalidez e aos beneficiários do BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada).

Críticas ao crédito consignado

A modalidade de crédito consignado do INSS é muita criticada por instituições especialistas, sobretudo a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Só no primeiro semestre deste ano, mais de 35,7 mil reclamações sobre crédito consignado foram registradas. As críticas também incluem o cartão de crédito consignado e a renda mensal consignada para beneficiários do INSS.

Como consultar os pagamentos do INSS?

Os segurados da autarquia podem consultar o extrato de pagamento de forma 100% online, através do site ou aplicativo de celular. Confira como fazer!

Pelo site:

  1. Primeiramente, acesse o site Meu INSS;
  2. Entre com seu CPF e senha (caso seja o primeiro acesso será preciso criar uma senha);
  3. Clique na opção “Serviços”;
  4. A opção fica no menu superior direito – Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
  5. No próximo menu, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
  6. Na tela seguinte, clique no calendário – ajuste o período que deseja retirar o extrato do pagamento do seu benefício;
  7. Em conclusão, a relação com os pagamentos recebidos no período será exibida e será possível baixar na opção “Baixar PDF”.

Pelo aplicativo de celular:

  1. Baixe o aplicativo no seu celular Android ou iOS;
  2. Entre com seu CPF e senha (caso seja o primeiro acesso será preciso criar uma senha);
  3. Toque no menu principal, os três pontos ou barras no alto da tela;
  4. Ademais, selecione “Extrato de pagamento de benefício”; Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
  5. A tela exibirá o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;
  6. Por fim, para imprimir ou salvar, clique na opção “Baixar PDF”.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.