INSS faz alerta sobre golpe em prova de vida. Veja como se proteger

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um alerta nesta quarta-feira (19). De acordo com o instituto, um novo golpe está fazendo várias vítimas no país neste momento. É um fraude sobre uma suposta prova de vida que eles estariam exigindo.

De acordo com o INSS, tudo começaria com uma ligação. Os golpistas ligam para o segurado e informam uma série de dados pessoais do aposentado. Logo depois dessa primeira etapa, eles entram em contato pelo aplicativo WhatsApp.

É neste momento portanto que os golpistas pedem uma foto da carteira de identidade da vítima. Eles alegam que precisam dessa imagem para poder dar o procedimento no processo da prova de vida. No entanto, eles querem a imagem justamente para aplicar golpes.

É que eles usam essa fotografia para dar entrada em uma série de outros benefícios. Um deles, por exemplo, é o empréstimo consignado. Nos últimos tempos, o INSS vem registrando uma série de novos problemas com esta situação. E isso acaba sendo um contratempo para várias pessoas.

No comunicado em questão, o INSS avisa que esses golpistas fazem um trabalho de convencimento muito forte. De acordo com as denúncias, eles usam vários argumentos para tentar provar que são de fato trabalhadores do instituto. Para muita gente fica difícil de fato distinguir se é verdade ou não.

O que o INSS faz de fato

De acordo com o próprio INSS, não existe a possibilidade de algum agente deles ligar para um aposentado para pedir uma fotografia do RG. Caso isso aconteça com um segurado, essa pessoa precisa abrir uma denúncia com urgência para ajudar a polícia a encontrar o grupo que está praticando esses golpes.

O INSS entra, sim, em contato com os seus segurados. No entanto, isso só acontece em situações bastante específicas. Em algumas ocasiões, eles precisam ligar para pessoa para informar da situação de procedimentos que eles mesmos deram entrada.

Em nenhum momento, o INSS pede números de documentos ou mesmo fotografias desses papeis. Eles também não pedem nenhum tipo de senha para esses usuários. O Instituto disse ainda que não está ligando para pedir para que as pessoas realizem a prova de vida digital.

Evitando golpes

Quando o próprio beneficiário entra em contato com o INSS, a situação muda um pouco de figura. Neste caso, os agentes do Instituto podem pedir o número do CPF. Além disso, eles também podem solicitar o nome completo da mãe do usuário.

No entanto, eles não pedem nada além dessas informações. É importante lembrar que o Instituto possui duas formas mais comuns de atendimento oficial. O primeiro é ligar para o número 135 para tirar dúvidas. O segundo modo é entrando no Meu INSS. Há o site e o app oficial.

Os agentes também estão pedindo para que os mais jovens tomem mais cuidados com os idosos. É que essas pessoas mais velhas costumam ter menos familiaridade com aparelhos eletrônicos e redes sociais. É justamente por isso que eles acabam virando alvos fáceis nesta história.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.