INSS divulgou calendário de prova de vida para aposentados

Na última sexta-feira (26), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário para retomar a prova de vida de aposentados e pensionistas em breve. A previsão é de que, a partir de maio, o recadastramento voltará a ser obrigatório para os beneficiários. Para evitar aglomerações, a ida às agências bancárias deverá acontecer de forma escalonada.

Ainda de acordo com o INSS, a ida dos segurados aos bancos deve levar em conta o mês em que foi feita a última atualização do cadastro. A prova de vida deverá ser feita entre maio e novembro, com o mês variando de acordo com o grupo.

O calendário foi publicado no Diário Oficial da União, na Portaria 1.278. Veja abaixo.

Vencimento da prova de vida: – Retomada da rotina:

mar e abr/2020 – maio/2021

mai e jun/2020 – junho/2021

jul e ago/2020 – julho/2021

set e out/2020 – agosto/2021

nov e dez/2020 – setembro/2021

jan e fev/2021 – outubro/2021

mar e abr/2021 – novembro/2021

No caso de segurados que não moram no Brasil, a prova de vida deve ser feita perante representações diplomáticas ou consulares brasileiras no exterior. Também é possível fazer após preencher o “Formulário Específico de Atestado de Vida para comprovação perante o INSS”, com assinatura feita na presença de notário público local e apostilado pelos órgãos determinados em cada país.

O prazo para fazer a prova de vida vem sendo adiado há meses. Ele começou a ser adiado após o decreto da pandemia do novo coronavírus. A medida foi tomada para evitar aglomeração entre pessoas do grupo de risco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.