INSS dá detalhes sobre envio da certidão de saque do FGTS

Nos últimos dias, aposentados ficaram preocupados com a demora no envio da certidão que dá direito ao saque do FGTS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou por meio de nota para o jornal Folha de São Paulo, que deve enviar as certidões de saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nos próximos dias para quem acabou de se aposentar. Segundo a autarquia, o envio deverá acontecer através dos Correios para o endereço do cadastro dos cidadãos.

Caso o documento não chegue, o cidadão pode ligar para o número 135 e agendar a retirada em um posto físico. Além disso, o INSS também anunciou que irá disponibilizar a carta para quem se enquadra nas regras gerais no aplicativo do Meu INSS. Entretanto, neste caso, a expectativa é de que o envio aconteça “até o final deste ano de 2022”.

Vale lembrar que os aposentados que possuem algum saldo da conta do FGTS podem retirar o dinheiro assim que se aposentarem. Para realizar o saque, é preciso ter em mãos justamente a certidão apresentada pelo INSS. Nos últimos dias, brasileiros que precisavam do documento estavam reclamando do atraso no envio da documentação.

Segundo as regras gerais, quando um cidadão se aposenta, ele tem o direito de sacar todo o dinheiro de uma só vez. Caso ele continue trabalhando na mesma empresa, mesmo depois da aposentadoria, o empregador precisa seguir fazendo o depósito mensal na conta. Neste caso, o aposentado tem o direito de realizar os saques mensais.

Dados do INSS estimam que mais 855 mil cidadãos já retiraram o dinheiro do FGTS após a aposentadoria este ano. Os números representam o intervalo de tempo que começa em 1 de janeiro e acaba em 19 de agosto. Ao todo, a autarquia indica que mais de R$ 85 bilhões já foram retirados nesta modalidade de saque.

Como faço para sacar o FGTS

O cidadão que acabou de se aposentar pode solicitar o saque do FGTS através do app oficial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A aplicação é gratuita e já está disponível para download nas lojas de aplicativos com sistemas Android e iOS.

No app, clique na opção “Meus Saques”, e depois em “Outras Opções de Saque”. Na sequência, clique em “Aposentadoria”, e vá para “Solicitar Saque”. Agora, será preciso enviar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação pessoal;
  • CPF ou número do PIS/Pasep ou NIS ou NIT;
  • Carteira de trabalho;
  • Selfie;
  • Certidão de concessão de aposentadoria expedida pelo INSS.

Para tirar dúvidas específicas sobre a sua situação, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal. O número é o 0800-7260207.

Atrasos na certidão

Como dito, nos últimos dias alguns aposentados disseram que estão esperando muito tempo para receber a certidão de liberação do FGTS. Em regra geral, o INSS tem um prazo de 20 dias depois da aposentadoria para enviar o documento.

Entretanto, o fato é que em muitos casos, o cidadão precisa esperar mais de um mês completo para pegar a documentação. A situação piora quando se entende que em algumas situações o atraso acontece depois de um atraso anterior na liberação da aposentadoria.

“Quando a pessoa faz o pedido de aposentadoria, a Previdência tem até 60 dias para analisar o pedido. Uma vez aprovado, o INSS vai mandar todos os documentos, e um deles é a carta de concessão do saque do FGTS. Não há justificativa para o atraso”, disse Mário Avelino, presidente do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.