INSS: crédito consignado com nova margem de 40% é ofertado

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a liberação das novas condições de crédito pelas instituições financeiras estava aguardando essa publicação.

Atenção cidadãos brasileiros! Na último dia 28, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma Instrução Normativa que estabeleceu a ampliação da margem do crédito consignado.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a liberação das novas condições de crédito pelas instituições financeiras estava aguardando essa publicação.

“Os bancos associados já estão desenvolvendo os ajustes sistêmicos necessários para dar início à operação”, afirmou.

Junto a ampliação da margem, o Governo Federal permitiu que o crédito fosse disponibilizado aos beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Cada instituição deve divulgar suas condições acerca do serviço.

Para quem não sabe, a referida margem nada mais é do que o limite que o segurado do INSS, e agora do Auxílio Brasil, pode comprometer do seu benefício, sendo as parcelas da dívida debitadas automaticamente da folha de pagamento do salário.

Bancos como o Santander e Itaú já estão oferecendo o serviço segundo as novas regras. Já o Bradesco e o Banco do Brasil disseram que em breve disponibilizarão o empréstimo de 35%.

Atualmente, os juros para o empréstimo consignado destinado aos aposentados e pensionistas do INSS é de até 2,14% ao mês, e de até 3,06% para o cartão de crédito consignado. O prazo de pagamento da dívida é de até 84 parcelas.

Entre as opções existentes no mercado, o crédito consignado possui as menores taxas de juros. “Isso se deve à baixa probabilidade de inadimplência, já que é descontado diretamente da folha de pagamento do segurado que tomar o empréstimo”, diz o governo.

Contudo, é importante frisar que os juros do consignado voltado aos beneficiários do Auxílio Brasil ainda não foram definidos. De certo as taxas serão estabelecidas junto a equipe do Ministério da Cidadania.

Margem ampliada para 40%

Normalmente, a margem consignável do INSS é de 35%, sendo 30% destinado a contratação de empréstimo pessoal e 5% voltado a despesas com cartão de crédito consignado. No entanto, com a ampliação, o limite será de:

  • 35% para a contratação de empréstimo pessoal;
  • 5% para despesas com cartão de crédito consignado.

Ou seja, foram 5 pontos percentuais acrescentados pelo Governo Federal. Lembrando que com a nova determinação, novos grupos podem contratar o empréstimo consignado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.