INSS: Auxílio-doença e BPC serão concedidos de forma mais simples; Veja

Segundo os critérios estabelecidos, o auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) seriam aprovados por meio de uma perícia médica para constatação da incapacidade, total ou temporária, conforme a deficiência do trabalhador. No entanto, em decorrência da pandemia da Covid-19, o INSS optou por um novo método de avaliação.

Portanto, durante a pandemia, não será necessária a perícia médica presencial no INSS. A intenção do Instituto, é evitar aglomerações de pessoas nas agências espalhadas pelo país.

Haverá um processo de validação, porém, a partir de agora, será realizado através de análise de documentos. Essa documentação, deve estar relacionada ao processo que comprove a incapacidade, como atestados médicos, receitas de medicamentos, exames e outros.

O requerimento para os benefícios, deve ser realizado de maneira remota, por meio da plataforma “Meu INSS”. Outra vantagem é que para solicitar o BPC para deficientes não será necessário ter inscrição no Cadúnico.

Como solicitar o auxílio-doença e BPC?

O processo para fazer o requerimento de ambos os auxílios é simples e fácil. Primeiro, acesse a plataforma “Meu INSS”, entre na sua conta, ou crie uma, caso não tiver. Na sequência, faça a solicitação para o Auxílio-Doença ou Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência.

Vale ressaltar, que o site do Instituto, o Meu INSS, está em manutenção constante para melhor atender cidadãos que queiram fazer essas solicitações. A plataforma está sendo atualizada aos poucos.

Leia também: INSS: Pagamento de R$1.100 pode ser resgatado por quem nunca contribuiu

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.