INSS 2022: RECEBIMENTO DE 2 APOSENTADORIAS ao mesmo tempo é possível? Confira

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) normalmente é o responsável por pagar aposentadorias, pensões e auxílios. Diante a variedade de abonos dentro de cada categoria, surge a dúvida sobre a possibilidade de a autarquia conceder duas aposentadorias simultaneamente.

Ficou curioso? Continue acompanhado este artigo.

Posso acumular duas aposentadorias?

Sim! É possível acumular duas aposentadorias simultaneamente, mas, desde que sejam de regimes diferentes.

Existem dois regimes previdenciários, sendo o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

No primeiro caso, a autoridade está sobre os trabalhadores que exercem atividade com a carteira assinada em empresas privadas. Já no segundo, tem como responsabilidade os servidores públicos e militares, por exemplo.

Entendido essa questão, vamos a resposta definitiva.

Como posso acumular duas aposentadorias?

Para conseguir acumular duas aposentadorias é necessário que o trabalhador receba uma aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social e outra pelo Regime Próprio de Previdência Social.

Exemplos muito comuns se referem aos professores que trabalham com carteira assinada na rede pública e privada simultaneamente ao longo da sua vida profissional.

Como solicitar uma revisão do INSS?

Para efetivar a solicitação da revisão de um valor do INSS, é preciso passar por um tipo de processo prático, bem como muito simples. Dessa forma, basta ligar para a Central do Atendimento 135 e selecionar a opção “revisão da aposentadoria ou benefício”.

Feito o pedido, uma data será indicada para que o segurado se dirija a uma das instituições do Instituto Nacional do Seguro Social. Assim, ele deve estar munido dos documentos necessários a fim de fazer a abertura do pedido. Contudo, será possível também solicitar uma revisão através do “MEU INSS”.

Para poder efetivar o pedido, você ter os seguintes documentos em mãos:

  • RG e CPF. Caso não possua CPF inserido no RG, será necessário o cartão CPF ou CNH;
  • Comprovante residencial, mas deve estar em dia para não ter fraudes;
  • Relatórios técnicos, principalmente PPRA e LTCAT da empresa. Deve-se anexá-los ao documento;
  • Formulários de Previdência Social SB-40, DSS-8030, PPP, caso haja períodos insalubres sem levar em consideração o aumento sinérgico do tempo da contribuição;
  • Documentos rurais, tais como certidões de nascimento, compra/venda de imóvel rural.

Quem tem direito à revisão?

  • Quem recebe subsídio de invalidez;
  • Pensão rural, BPC (reserva continuada)/Loas;
  • Quem tem benefício por morte;
  • Quem recebe pagamento da licença-maternidade.

Se você se enquadra nas categorias que podem solicitar a revisão do INSS, reúna os documentos e entre em contato para agendar seu horário. Assim, não perderá nenhum valor que por ventura for devido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.