Dívida pública: entenda como os valores podem chegar ao recorde este ano

Os juros altos têm grande relevância nesse sentido

A dívida pública é um indicador que mede a quantidade de dívida do governo em relação ao seu Produto Interno Bruto (PIB). O valor pode aumentar por diversos motivos, como por exemplo, quando o governo precisa emitir novos títulos para financiar a sua dívida ou quando há uma redução no PIB. Saiba mais a respeito do assunto na matéria desta segunda (27) do Notícias Concursos.

Por que a dívida pública pode chegar ao recorde em 2022?

O aumento da dívida pública é um problema, pois significa que o governo está consumindo mais recursos do que arrecadando. Isso pode levar à inflação e ao aumento dos juros, além de comprometer o futuro das gerações futuras.

Então, veja: Você sabe o que é reduflação? Conheça mais a respeito desse fenômeno

No Brasil, o valor vem aumentando nos últimos anos. De acordo com o Banco Central, o endividamento do governo federal atingiu 73,8% do PIB em abril deste ano. Esse valor é o maior da história do Brasil e está bem acima da média mundial, que é de 49,3%.

Dívida pública: entenda como os valores podem chegar ao recorde este ano
Dívida pública: entenda como os valores podem chegar ao recorde este ano – Canva Pro

Mesmo com os números aumentados, os juros caíram nos últimos anos. Isso se deve à queda da taxa de juros básica da economia (Selic), que é um dos principais instrumentos do Banco Central para controlar a inflação.

Então, saiba: Restituição do Imposto de Renda 2022: saiba mais sobre o pagamento dos que enviaram declarações…

Apesar dos juros baixos, o valor da dívida tem aumentado no Brasil. Isso significa que o governo está financiando o débito com juros cada vez mais baixos. Esse cenário pode mudar a qualquer momento, caso a Selic aumente.

Nos próximos anos, o valor da dívida pública deve continuar aumentando no nosso país. Isso se deve às dificuldades do governo em arrecadar recursos e ao aumento da dívida externa. Mesmo com os juros baixos, os valores dos débitos continuarão sendo um problema para os cofres brasileiros.

Dessa forma, veja: Saque extraordinário do FGTS: veja até quando os R$ 1 mil poderá ser retirado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.