Informações relevantes sobre funcionamento do Pix

Confira algumas informações relevantes sobre os pagamentos feitos via Pix, essa inovação no mundo das finanças. Saiba mais detalhes!

Como fazer um Pix?

Conforme informações oficiais do BCB, para realizar um pagamento via Pix, você pode:

  • ler um QR Code com a câmera do seu smartphone, na opção de fazer um Pix no aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento;
  • utilizar a opção “Pix Copia e Cola”, com ela você cola o código relacionado ao QR Code. Opção para quando você está usando o seu celular e não pode fazer a leitura do QR code pela câmera. Essa opção também pode ser usada no internet banking; 
  • informar a chave Pix do recebedor, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular, ou uma chave aleatória, por meio da opção disponibilizada por sua instituição financeira ou de pagamento no aplicativo instalado em seu smartphone, essa opção também pode ser usada no internet banking;
  • Usar o serviço de iniciação de transação de pagamento.

Opção de digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor

Embora não seja o padrão esperado, por sua pouca praticidade e demora, há alternativamente a opção de digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor, como ocorre hoje para iniciar uma TED ou DOC. Essa opção pode ser usada quando o usuário recebedor não tiver chave Pix cadastrada, por exemplo.

Contudo, o BC ressalta que a chave Pix é somente utilizada para facilitar o recebimento de um Pix. Assim, para pagar com Pix, não é necessário ter a Chave Pix. 

Transações feitas via Pix – pagamentos e transferências 

Decerto, de forma geral, qualquer transação de pagamento pode ser feita por Pix, independentemente de suas características, como valor, característica do recebedor, característica do bem ou serviço comprado, horário, etc. 

Assim, podem ser realizadas transferências entre pessoas, pagamento de taxas e impostos, compra de bens ou serviços, inclusive no comércio eletrônico, pagamento de fornecedores e qualquer outra transação podem ser feitas por meio do Pix. Certamente a única condição para que a operação se concretize é que o recebedor aceite o Pix.

Há algum limite mínimo para pagamentos?

O Banco Central informa que não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Contudo, o BCB ressalta que as instituições participantes podem estabelecer limites máximos de valor para que os usuários possam pagar ou transferir com o Pix.

Agendamento do Pix 

Conforme informa o BCB, o Pix pode ser agendado para uma determinada data futura (Pix agendado). Para que a transação efetivamente ocorra, é necessário que o usuário tenha saldo suficiente na data em que a transação foi agendada.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.