Boletim Focus: Inflação tem a vigésima alta consecutiva

O Banco Central divulgou na manhã desta segunda-feira (23), o Boletim Focus. Segundo o relatório, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 7,05% para 7,11%. Essa é a vigésima elevação consecutiva no índice de inflação no Brasil.

A previsão de inflação esperada para o ano de 2021 está acima da meta perseguida pelo Banco Central. O Conselho Monetário Nacional havia definido um valor de 3,75% para esse ano, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Além disso, foi estimada uma redução no Produto Interno Bruto (PIB) de 2021. O crescimento que estava estimado em 5,28% caiu para 5,27%. Para o ano de 2022, o Boletim Focus ainda espera que o crescimento das atividades econômicas tenham uma queda de 2,04% para 2,00%.

Como funciona o Boletim Focus?

O Boletim Focus é um relatório criado e divulgado semanalmente pelo Banco Central do Brasil. Esse boletim tem o objetivo de acompanhar o mercado e a inflação no país, além disso, traz diversas projeções a respeito da economia brasileira.

De acordo com o BC, o relatório Focus é gerado a partir de dados coletados por meio do Sistema Expectativas de Mercado. Com esses dados são gerados três relatórios: Focus – Relatório de Mercado, Focus – Distribuições de frequência e Focus – Top 5.

O Relatório Focus de Mercado é divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira às 08h30. Esse boletim traz estatísticas com dados do mercado nos últimos 30 dias. Desse modo, é possível estimar taxas de juros futuras.

Já o Boletim Focus – Distribuições de frequência é divulgado mensalmente, toda primeira segunda-feira do mês. O relatório traz expectativas de mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano atual, bem como os 3 subsequentes. Esse relatório também traz expectativas da taxa Selic, PIB e taxa de câmbio.

Por fim, o Focus – Top 5 é uma classificação mensal e anual. Esse relatório é divulgado em janeiro de todos os anos e traz as melhores projeções das instituições participantes da pesquisa Focus.

Inflação no Brasil

Com a elevação da inflação no país, o poder de compra dos brasileiros tem reduzido cada vez mais. O valor de produtos básicos para alimentação, bem como o gás de cozinha é algo que tem tirado o sono de grande parte da população.

Apesar disso, o presidente da república, Jair Bolsonaro, afirmou na última semana que o governo federal não é culpado pela crise e voltou a culpar os governadores. De acordo com o presidente, uma das causas do problema inflacionário no país foram as medidas tomadas pelos governos estaduais durante a pandemia de Covid-19.

“Os momentos são difíceis, mas com fé, determinação e garra, nós superaremos esses momentos. Sabemos que a inflação está batendo na porta de vocês. Mas lá atrás, grande parte dos nossos governadores, da nossa mídia querida, disse que deveríamos respeitar aquela máxima do ‘fique em casa que a economia a gente vê depois’. A economia está batendo na porta de todos nós agora”, disse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.