Inflação: previsão para este ano cai para 7,11%

Índice de preços para 2022 diminui cerca de 0,4%, mas continua acima da meta

De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN), esta foi a sexta queda do índice inflacionário este ano. A meta de inflação para 2022 era de 3,5%, no entanto, o Banco Central (BC) relevou o valor assumindo que o índice dos preços deve bater o teto estipulado. Felizmente, o corte de impostos de itens essenciais aliviou um pouco o bolso dos brasileiros.

Ademais, os dados relacionados à inflação foram divulgados através do Relatório Focus, pelo BC, nesta segunda-feira (08/08). Na pesquisa, o banco ouviu mais de 100 instituições financeiras na semana passada. a nova previsão teve uma redução de 0,4 pontos percentuais, de 7,15% para 7,11%. 

Uma alta no índice dos preços acaba por influenciar negativamente no poder de compra das pessoas, principalmente àquelas que possuem uma renda menor. Isso se deve ao fato de que os salários não costumam acompanhar o aumento do custo dos produtos e serviços. Em suma, o governo busca então tomar algumas medidas, como o aumento da taxa básica dos juros, feito pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

A taxa básica de juros, Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), atingiu em março a maior alta percentual em seis anos, chegando em 13,75%. Ela é utilizada como referência para todos os juros do mercado nacional, e sua valorização busca diminuir a inflação. O problema é que ela encarece o crédito e dificulta os financiamentos, tendo consequência, uma retração da atividade econômica.

Concurso PC RR 2022: provas são remarcadas para setembro e outubro

Redução da inflação

O Governo Federal procurou reduzir a alta dos preços através de um corte de impostos ICMS, de produtos considerados essenciais, como a energia elétrica e os combustíveis. Dessa maneira, não apenas o preço destes produtos diminuem, mas toda a rede econômica, afetando o preço de outros itens.

Quando o valor do preço dos combustíveis diminui, por exemplo, há uma menor pressão sobre o valor dos produtos transportados por caminhões. O consumidor acaba por pagar menos por um produto ou serviço. Dessa forma, agora no segundo semestre de 2022, espera-se que a inflação diminua um pouco.

Vale ressaltar que a longo prazo, a diminuição do ICMS destes produtos pode ter um valor negativo, visto que elas podem pressionar a alta dos preços para o ano que vem. Estima-se que em 2023 a inflação fique em 5,36%, e em 2024 e 2025, 3,3% e 3%, respectivamente.

Em relação ao mês de junho, o índice de preços teve uma alta de 0,67%, um aumento de 0,47% em relação a maio. O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) concentra uma valorização de 5,49% no ano e uma variação de 11,89% nos últimos 12 meses.  O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar as informações referentes a julho, amanhã (09/08).

Maringá (PR) anuncia três novos concursos com salários de até R$ 15 mil

Economia brasileira

As previsões do mercado financeiro também indicam uma alta para o produto interno bruto (PIB)  para 2022. Espera-se que a economia nacional tenha uma valorização de 1,98% este ano. Anteriormente os cálculos apontavam por um crescimento de 1,97%. Espera-se que a economia cresça em 2023 cerca de 0,40%.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, definiu a taxa Selic em agosto para 3,75% ao ano. É a maior valorização desde 2017. Espera-se que com uma taxa de juros alta a inflação diminua. Por essa razão as previsões do índice de preços estão mais baixas, para 2022 e o PIB de 2023 menor.

Concurso Polícia Civil PC BA 2022 para Delegado tem provas remarcadas

O mercado financeiro também prevê que o dólar continue a R$5,20 em 2022 e 2023. Além disso, houve um crescimento da estimativa para a balança comercial brasileira, com um superávit subindo de US $67,2 bilhões, para US $68 bilhões. Todavia, em relação aos investimentos estrangeiros, o país deve receber um aporte maior, de US $56,25 bilhões para US $57,20 bilhões.

Em busca de aumentar a renda do cidadão e melhorar a economia doméstica, o governo federal este ano estabeleceu uma transferência de recursos através do Auxílio Brasil, Emergencial, Táxi, Caminhoneiros, Gás, INSS, PIS/Pasep e muitos outros. Em conclusão, espera-se que com estes benefíciosa renda dos brasileiros  afetados pela crise econômica causada pela pandemia e pelo cenário internacional, cresça um pouco.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.