Inflação no Brasil é a 3ª maior da América Latina

Que o país enfrenta uma crise econômica não é novidade, mas você sabia que a inflação do Brasil foi considerada a 3ª maior entre os países da América Latina? A pesquisa faz parte de um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas e as informações são do Brasil Econômico.

No resultado, a inflação do Brasil perde apenas para Argentina, que atingiu 51,8% e no Haiti, com 17,9%. A pesquisa não considerou a inflação da Venezuela uma vez que diante do cenário econômico há indicadores distorcidos que impossibilitam uma comparação.

Na  comparação de 12 meses fechados em julho de 2021, a inflação no Brasil atingiu 9%. “Nós tivemos uma desvalorização cambial maior (do que os outros países) por causa do ambiente de incerteza num momento de juro baixo”, declarou André Braz, pesquisador do Ibre/FGV. E completou: “Com a incerteza crescendo e os juros em 2%, no início do ano, ninguém queria ficar aqui. O investidor foi para mercados mais seguros e isso ajudou a desvalorizar a nossa moeda”.

A insegurança e políticas não muito previsíveis tem afastado investidores e dificultado ainda mais a inflação no Brasil e o cenário econômico. É esperado que o ano se encerre com a inflação em 7,58%, o valor chama atenção para o valor superior a meta estabelecida de 3,75%. A previsão é do relatório Focus, do Banco Central.

Como a inflação impacta sua vida?

A inflação do Brasil tem afetado a vida de toda população e diminuído cada vez mais o poder de compra. Se por um lado o preço dos itens aumenta, o salário não acompanha a subida. Desta forma, por exemplo, cada vez mais pessoas tem encontrado dificuldades para comprar itens básicos.

Para movimentar a economia e ajudar famílias em vulnerabilidade social o auxílio emergencial 2021 tem sido pago, porém o valor é considerado insuficiente já foi chamado até de “auxílio da fome”.  Famílias também relatam ter tido o benefício cancelado por erros no sistema e tentam reverter a situação.

Neste cenário caótico de inflação do Brasil, muitas famílias tem trocado o gás de cozinha por lenha ou então por outros itens, já há casos inclusive de acidentes com produtos inflamados. O preço da conta de luz também tem tido grande influência na inflação do Brasil. Analistas avaliam que o governo demorou para de fato tomar medidas para minimizar os efeitos da crise hídrica, o que gerou ainda mais o esgotamento do recursos e a disparada dos preços.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.