Inflação do aluguel cai 0,64% em setembro; acumulado supera 20%

Você sabia que existe um indicador específico que mede a inflação do aluguel? É o chamado Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). Os resultados divulgados nesta semana chamam atenção: apesar de ter reduzido 0,64% em setembro, a alta acumulada dos últimos 12 meses ainda é de 24,86%.

Na realidade, em agosto a alta foi de 0,66%, ou seja, basicamente a queda da inflação do aluguel praticamente anulou o aumento, mas não impactou para uma redução significativa.

A deflação do IGP-M em setembro é explicada principalmente pelo recuo do preço do minério de ferro. “A queda de 21,74% registrada no preço desta commodity foi a principal contribuição para o resultado do índice. Sem o minério de ferro, o IGP-M teria registrado alta de 2,37% em agosto e de 1,21% em setembro”, disse para o G1, André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.

Por conta dos índices acima da inflação oficial e de outros indicadores, o setor de locação tem abandonado o IGP-M. Isso pode acontecer quando há negociação entre o proprietário e inquilino, porque a lei autoriza a aplicação IGP-M integral. 

Troca de indicadores

O IGP-M é um dos motivos que pode fazer o preço do aluguel subir, por isso, uma opção é negociar o indicador logo no contrato. Algumas imobiliárias estão aceitando que o reajuste seja feito pelo IPCA – inflação oficial do Brasil.

Apesar de alta, a inflação do IPCA não atingiu ainda 10%, o que pode ser uma boa alternativa num cenário que o IGP-M está em 24,86%.

Veja algumas dicas para economizar mesmo com a inflação do aluguel:

  1. Destaque que você é um bom pagador;
  2. Chame a atenção que você tem conservado a casa;
  3. Mostre que você é uma pessoa de confiança e tenta conquistar um reajuste abaixo da inflação prevista pelo IGP-M;
  4. Faça uma pesquisa de preço em imóveis próximos;
  5. Reúna comprovantes da sua renda e seja sincero;
  6. Faça uma contraposta do valor do reajuste, mas levando em consideração que todo ano o aumento é primordial para o proprietário;
  7. Se você mora sozinho, pense na possibilidade de dividir o aluguel com alguém;
  8. Se necessário, busque renda extra. Confira dicas em “Como ganhar dinheiro na internet?”;
  9. Faça um contrato maior. Isso pode ser proveitoso para os dois lados;
  10. Em contratos novos, peça a troca de indicadores da inflação do IGP-M para o IPCA;
  11. Se a casa que você está é muito grande, pense se realmente vale a pena renovar o contrato.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.