Inep divulga resultado do ENEM 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Desse modo, os estudantes já podem conferir o seu desempenho nas provas por meio da Página do Participante

De acordo com o cronograma divulgado inicialmente pelo Inep, a divulgação do desempenho dos participantes do Enem 2022 estava marcada para o dia 13 de fevereiro, próxima segunda-feira. No entanto, a autarquia federal ligada ao MEC antecipou a liberação do resultado.

Como foi o Enem 2022?

A aplicação das provas do Enem 2022 foi realizada pelo Inep nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. Já a reaplicação do Enem 2022 e a aplicação do Enem PPL (para pessoas privadas de liberdade) aconteceu nos dias 10 e 11 de janeiro deste ano. Tradicionalmente, as provas do Enem contam com a seguinte composição:

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (45 questões objetivas);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões objetivas);
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões objetivas);
  • Matemática e suas Tecnologias (45 questões objetivas); 
  • Redação.

O tema da redação do Enem 2022 foi “Desafios para valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Já na reaplicação e no Enem PPL, o tema abordou “Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil”.

Como usar as notas do Enem?

Os estudantes que fizeram o Enem 2022 poderão usar o seu desempenho para concorrer a vagas para ingresso em cursos de graduação por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2023/1. De acordo com o MEC, estão sendo ofertadas mais de 226 mil vagas em instituições públicas de ensino superior. No entanto, o MEC não aceita a participação daqueles que fizeram o exame na condição de “treineiros” ou que zeraram a nota da prova de redação.

As notas do Enem também poderão ser usadas para ingresso no ensino superior através do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Confira o site do Enem para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC e Inep divulgaram nesta quarta-feira (8) os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.