INEP divulga edital do ENEM PPL 2023; confira datas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Enem PPL 2023, versão do Exame Nacional do Ensino Médio aplicada para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

De acordo com o edital, as inscrições para o Enem PPL 2023 serão recebidas no período do dia 9 ao dia 27 de outubro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelos responsáveis pedagógicos indicados órgãos de administração prisional e socioeducativa.

Adesão ao Enem PPL 2023

Para participar do Enem PPL 2023, os órgãos de administração prisional e socioeducativa devem aderir ao exame. O prazo para a adesão dos órgãos será do dia 2 ao dia 27 de outubro.

O procedimento de adesão é de responsabilidade do Secretário e/ou Representante do Órgão de Administração Prisional ou Socioeducativa. Nesse sentido, segundo o edital, para aderir ao Enem PPL 2023, o representante do órgão deve:

  • Firmar Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso, conforme item 5 deste Edital.
  • Indicar o Responsável pelo Órgão de Administração Prisional ou Socioeducativa, para ter
    acesso ao sistema e às suas funcionalidades.
  • Indicar as unidades que terão aplicação do Exame.

O procedimento de adesão deverá ser feito através do e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br e com envio das informações através do Sistema PPL.

Inscrições para o Enem PPL 2023

Conforme as orientações do edital, os responsáveis pedagógicos de cada unidade prisional devem inscrever as pessoas privadas de liberdade interessadas em participar do exame no período de 9 a 27 de outubro. Como acontece tradicionalmente, o Inep receberá as inscrições através do Sistema PPL.

Além de informar todos os dados do participante, no momento da inscrição, os responsáveis devem também indicar a necessidade de atendimento especializado e de uso de nome social, quando for o caso.

As pessoais escolhidas para a função de responsável pedagógico devem acompanhar todas as etapas do Enem PPL. Nesse sentido, além de realizar a inscrição de candidatos, o responsável pedagógico deve transferi-los entre as unidades de aplicação, caso seja necessário, e informar aos participantes as suas notas ao final do processo.

O Inep aplicará as provas do Enem PPL 2023 nos dias 12 e 13 de dezembro. Imagem: gov.br/ Divulgação
O Inep aplicará as provas do Enem PPL 2023 nos dias 12 e 13 de dezembro. Imagem: gov.br/ Divulgação

Provas do Enem PPL 2023

A aplicação das provas do Enem PPL 2023 está marcada para os dias 12 e 13 de dezembro de 2023. Em ambos os dias a aplicação acontecerá no período da tarde, com início às 13h30 (horário de Brasília).

De acordo com o Inep, o nível de dificuldade do Enem PPL é o mesmo do exame regular. O que diferencia os exames são os locais de aplicação, já que os candidatos do Enem PPL fazem as provas dentro das unidades prisionais ou socioeducativas.

Nesse sentido, o Inep aplicará quatro provas objetivas, totalizando 180 questões, e uma prova de redação, com a seguinte distribuição:

1º dia: 12 de dezembro, terça-feira

  • Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões objetivas);
  • Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões objetivas);
  • Redação em Língua Portuguesa.

2º dia: 13 de dezembro, quarta-feira

  • Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões objetivas);
  • Prova de Matemática e suas Tecnologias (45 questões objetivas).

No 1º dia de provas, o horário de chegada às salas é 12h30. Entre as 12h45 e as 13h20 os participantes deverão preencher questionário socioeconômico. A aplicação será das 13h30 às 19h. Já no 2º dia a chegada às salas será às 13h15. A aplicação iniciará às 13h30 e encerrará às 18h30.

Resultados

A divulgação dos gabaritos do Enem PPL 2023 está prevista para o dia 27 de dezembro de 2023, enquanto a divulgação do desempenho dos participantes está prevista pra 16 de janeiro de 2024.

Acesse o edital na íntegra para mais detalhes.

Leia também Inep aplicará as provas do ENCCEJA 2023 em 27 de agosto; veja horários e o que levar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.