Inep abre período de inscrição para o Encceja PPL 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) abre nesta segunda-feira, dia 25 de julho, o período de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e aos Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de Liberdade (Encceja PPL) 2022.

De acordo com o edital, as inscrições para o Encceja PPL 2022 são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 5 de agosto. Os responsáveis pedagógicos indicados por cada unidade devem realizar as inscrições dos interessados por meio deste site do Inep.

Também é atribuição dos responsáveis pedagógicos realizar as solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social até o dia 5 de agosto. De acordo com o cronograma, o Inep vai liberar os resultados dos pedidos a partir do dia 10 de agosto.

A participação do Encceja é voluntária. Segundo as regras do MEC, para participar do Encceja, é preciso ter a idade mínima de 15 anos completos para a certificação do ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame. 

Provas

A aplicação das provas do Encceja PPL está marcada para os dias 18 e 19 de outubro. O Inep aplicará o exame dentro das unidades participantes.

De acordo com o edital, a prova será composta por quatro provas objetivas, compostas por 30 questões cada, além de uma proposta de redação. O conteúdo das provas varia de acordo com o nível do certificado buscado pelo inscrito. 

Nesse sentido, aqueles que buscam a certificação de Ensino Fundamental responderão uma prova de Ciências Naturais e Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, História e Geografia. Já os inscritos para o Ensino Médio farão uma prova de Ciências da Natureza e Matemática, Redação e Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

O Inep ainda não informou a data de divulgação do resultado final do Encceja PPL 2022.

Veja mais informações no edital do Encceja PPL.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também SiSU 2022/2: prazo para convocações da Lista de Espera começa hoje (25); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.