Celpe-Bras 2021: Inep libera resultado dos pedidos de atendimento especializado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o resultado dos recursos dos pedidos de atendimento especializado do exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) 2021.

O resultado dos pedidos de tratamento por nome social também está disponível. Desse modo, os solicitantes podem conferir se os pedidos foram aceitos no site do Celpe- Bras.

Provas do Celpe-Bras

De acordo com o cronograma, as provas do Celpe-Bras 2021 estão previstas para acontecer nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2021. Ao todo, 4.980 estrangeiros farão as provas.

Segundo o Inep, nesta edição, a aplicação das provas será feita em 95 postos aplicadores. Do total, 37 postos são no Brasil, enquanto outros 58 são em outros países. A aplicação do exame é feita por meio de provas oral e escrita.

O Inep recebeu as inscrições para o Celpe-Bras 2021, bem como os pedidos de tratamento especializado e do uso do nome social, entre os dias 26 de julho e 6 de agosto.

Sobre o exame

Por meio do exame do Celpe-Bras estrangeiros podem conseguir certificação de proficiência do português. Nesse sentido, o exame se fundamenta na ideia de proficiência como uso adequado do português para desempenhar atividades no mundo.

Na prova, a qualidade do desempenho do participante é analisada de acordo com o seu nível, com base em aspectos textuais e discursivos. Os principais aspectos discursivos observados são contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação.

Clique aqui para conferir o edital do Celpe-Bras 2021 na íntegra.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda UFAM divulga os editais das 1ª e 2ª etapas do PSC de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.