Índices de rentabilidade: confira quais são e como mensurá-los

Os índices que mensuram a rentabilidade das empresas, são os mais procurados pelos investidores. Confira quais são e como mensurá-los!

O que são os índices de rentabilidade?

Os índices que mensuram a rentabilidade das empresas, são os mais procurados pelos investidores. Rentabilidade se refere a algo que é rentável, que traz retorno positivo. Nas empresas a rentabilidade é um dos fatores mais importantes, além de ser vista como um objetivo a ser incluído no planejamento do negócio.

Sendo assim, para mensurar o retorno que a empresa traz aos seus sócios, administrados e/ou investidores, existem os índices de rentabilidade, são fórmulas que aplicadas de maneira específica, expressam em percentual, esse resultado.

 Quais são os principais índices de rentabilidade?

Dessa forma, os principais índices de rentabilidade são:

  • Giro do Ativo;
  • Margem Bruta;
  • Margem Líquida;
  • ROE – Retorno sobre o patrimônio líquido;
  • ROA – Retorno sobre o ativo.

Giro do Ativo

Certamente o Giro do Ativo (GA) é um indicador que representa quantas vezes o ativo da empresa se renovou, ou “girou”. Ou seja, quantas vezes o ativo da empresa se transformou em dinheiro em relação as vendas realizadas.

Portanto, é um indicador de eficiência que mede como a empresa utiliza seus recursos através da seguinte fórmula:

GA = Receita Líquida Anual / Ativo Total

Margem Bruta

Por sua vez, a Margem Bruta (MB) compara o lucro bruto em relação às vendas líquidas, revelando assim, o quanto a empresa ganha com a venda de seus produtos. Seu resultado, expresso em percentual, se dá por meio da seguinte fórmula:

MB = Receita Bruta / Receita Líquida x 100

Margem Líquida

A Margem Líquida (ML) compara o lucro líquido com as vendas líquidas, gerando o percentual de lucro que a empresa teve em relação ao que ela faturou.  Assim sendo, a Margem Líquida pode ser encontrada através:

MA = Lucro Líquido / Receita Líquida x 100

ROE – Retorno sobre o patrimônio líquido

Decerto, o ROE (return on equity) é a sigla, em inglês, que representa o retorno sobre o patrimônio líquido da empresa. Esse indicador demonstra a rentabilidade dos recursos próprios, ou seja, baseado no patrimônio e no capital investido no negócio, evidencia qual foi o percentual de retorno. Sendo assim, esse é um dos indicadores mais procurados pelos investidores, porque reflete o rendimento do capital social.

 ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido x 100

ROA – Retorno sobre o ativo

Por fim, através da sigla em inglês ROA (return on assets), podemos calcular o retorno sobre o ativo. Sendo assim, esse indicador evidencia o retorno gerado pelos ativos da empresa. O retorno gerado pelo lucro líquido em relação aos ativos da empresa, pode ser encontrado através da seguinte divisão:

ROA = Lucro Operacional / Ativo Total x 100

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.