INCRÍVEL! Novo carro que faz 30 km/l se torna o NOVO híbrido mais barato do Brasil

Conheça o veículo da Toyota que ainda dará o que falar

A Toyota está se preparando para lançar oficialmente no Brasil o Yaris Cross. Esse é um SUV híbrido que promete se tornar o veículo com a tecnologia mais acessível do país, com produção local. As expectativas são altas para esse lançamento.

Mesmo a versão própria para o mercado nacional não tendo sido confirmada, podemos ter uma ideia do que aguardar do novo utilitário da Toyota. Isso é possível se basearmos a expectativa com o modelo híbrido lançado na Indonésia.

O híbrido da Toyota será o mais barato

No mercado internacional, a versão da entrada do Yaris Cross tem apenas transmissão manual, assim como motor (gasolina) com quatro cilindros e 1.5 litro. Sua lista dos equipamentos é bastante atrativa, incluindo recursos como:

  • Seis airbags;
  • Alertas na frenagem da emergência;
  • Sensor de estacionamento;
  • Assistente para partida em rampas;
  • Central multimídia com 9 polegadas;
  • Freio para estacionamento eletrônico;
  • Painel com instrumentos digitais com 7 polegadas.

Já na versão intermediária, denominada 1.5 S CVT, conta com:

  • Câmbio automático;
  • Central multimídia com 10,1 polegadas.

O pacote da segurança Toyota Safety Sense, oferece vários recursos como:

  • Frenagem autônoma para emergência;
  • Controle do cruzeiro adaptativo;
  • Farol alto automático;
  • Alerta para saída de faixa.

Além disso, o modelo é compatível com aplicativo oficial, permitindo localizar o automóvel e controlar certas funções por meio do smartphone.

Lançamento no Brasil

A Toyota planeja lançar no Brasil a versão mais econômica do Yaris Cross híbrido, a qual deverá ser chamada de S HV CVT. Esse modelo virá equipado com motor (gasolina) de 1.5 litro, combinado ao motor elétrico, resultando em uma potência total de 112 cavalos.

De acordo com informações, o grande destaque desse veículo híbrido é sua eficiência no consumo do combustível. Ele pode atingir uma média de mais de 30 km/l, porém, ainda não confirmada oficialmente no Brasil. Isso porque é necessária a certificação do Inmetro.

Entre os recursos exclusivos que estarão disponíveis nesse SUV estão:

  • Teto solar panorâmico;
  • Carregador de indução;
  • Sistema para iluminação interna controlada por voz.

    INCRÍVEL! Novo carro que faz 30 km/l se torna o NOVO híbrido mais barato do Brasil
    Conheça o veículo da Toyota que ainda dará o que falar – Imagem: Adobe Stock

No quesito dimensões, o Yaris Cross híbrido medirá cerca de 4,3 metros de comprimento, 1,77 metros de largura, 1,61 metros de altura e terá 2,62 metros de entre-eixos.

A previsão é que esse modelo seja oficialmente lançado no Brasil em 2024, com produção prevista para ocorrer no interior de São Paulo. Para se tornar o carro híbrido mais acessível do país, a Toyota terá como meta estabelecer um preço inferior a R$ 183.790. Esse é o valor atual do Corolla Altis Hybrid, que é um modelo semelhante da mesma montadora.

A estratégia da Toyota para viabilizar esse preço competitivo é apostar na fabricação local do Yaris Cross. Isso deve contribuir para reduzir os custos de produção e, consequentemente, tornar o modelo mais acessível aos consumidores brasileiros.

Problemas do carro elétrico aqui no Brasil

No Brasil, a aquisição de um carro elétrico apresenta desafios relacionados às opções de recarga e à realidade do país em relação a essa tecnologia. Embora o Brasil possua fontes de energia limpa favoráveis, como usinas hidroelétricas, fotovoltaicas e eólicas, a falta de pontos de recarga de energia ainda é um grande problema.

É importante ressaltar que a situação brasileira é diferente da Europa, por exemplo, onde há mais carros elétricos e acesso a pontos de recarga. Contudo, muitas vezes essas tomadas recebem energia de usinas a diesel ou carvão.

Além disso, o alto custo dos veículos elétricos também dificulta a popularização desses carros no Brasil, tornando-os inacessíveis para a maioria da população. A implantação de uma infraestrutura de postos de recarga em um país de grandes dimensões e com estradas que percorrem longas distâncias é o principal desafio.

Essa limitação geográfica dificulta o acesso prático e conveniente à recarga, afetando a viabilidade dos carros elétricos em viagens de longa distância. Portanto, a falta de uma rede de recarga conectada é um obstáculo para a popularização dos veículos elétricos no Brasil.

Mais pessoas estão se interessando pelo carro elétrico

Há um crescente interesse por parte dos consumidores. Isso é o que tem impulsionado o aumento nas vendas de modelos híbridos, que combinam motores elétricos e de combustão.

Para superar esses desafios, são necessários investimentos em infraestrutura e incentivos governamentais para tornar os carros elétricos mais acessíveis à população. Assim, seguirá o exemplo de países europeus e da China. Além disso, é fundamental desenvolver soluções inovadoras, como sistemas de recarga rápida e tecnologias que aumentem a autonomia dos veículos elétricos.

O carro elétrico representa uma alternativa promissora e sustentável para a mobilidade urbana em muitos países. No Brasil, a opção mais popular para reduzir os impactos dos veículos movidos a derivados de petróleo tem sido o uso de biocombustíveis, o que vai contra as principais economias do mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.