Como incentivar os cuidados com a saúde mental na empresa?

Um líder que busca incentivar os cuidados com a saúde mental na empresa ajuda a oferecer um ambiente de trabalho mais agradável e respeitoso para todos. Porém, nem todo mundo sabe o que pode ser feito para ter esse tipo de resultado. Por isso, neste texto nós reunimos algumas dicas interessantes sobre essa temática. Acompanhe.

Como incentivar os cuidados com a saúde mental na empresa?

Existem diferentes formas de incentivar os cuidados com a saúde mental na empresa. A seguir, descrevemos algumas ideias que você pode usar como inspiração na hora de promover esse tipo de efeito no dia a dia dos colaboradores. Acompanhe-nos.

1. Cuidado com o ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho ajuda a manter a saúde mental na empresa, você sabia? Afinal, quando o ambiente contribui para o bem-estar e para a qualidade de vida, as pessoas podem se sentir mais confortáveis e felizes, o que faz bem à saúde mental.

Por conta disso, considere a possibilidade de preparar um ambiente que contemple fatores como:

  • Uma boa iluminação natural que ofereça mais disposição aos colaboradores.
  • Contato com a natureza, por meio de projetos de paisagismo, que reduzem o estresse e a ansiedade.
  • Ferramentas de trabalho e ambiente que promovam uma boa ergonomia no dia a dia.
  • Uma boa circulação de ar que garanta conforto e bem-estar.
  • Entre outras medidas.

2. Benefícios e parcerias com clínicas de saúde mental

Se houver a possibilidade, considere fazer parcerias com clínicas de saúde mental, oferecendo descontos nos atendimentos para os seus funcionários. Assim, torna-se mais acessível a busca por atendimento especializado, mesmo em casos nos quais haja a ausência de patologia. Isto é, você pode fomentar a ideia de que os colaboradores podem usufruir do desconto sem precisar ter algum diagnóstico de saúde mental para adquirir benefícios.

Afinal, os cuidados com a mente e com a saúde não devem ser colocados em prática apenas quando existe um problema grave para ser resolvido.

3. Campanhas de conscientização

As campanhas de conscientização, com cartazes, e-mails informativos, panfletos e outras formas de comunicação, também ajudam a incentivar os cuidados com a saúde mental na empresa. Nessas campanhas, traga informações sobre hábitos que contribuem para a qualidade de vida e para a saúde mental, bem como esclareça dúvidas e tabus acerca dos transtornos mentais, por exemplo.

Você pode investir em campanhas periódicas, mas sempre trazendo informações novas e interessantes, que instiguem a curiosidade dos colaboradores. Ajude-os a aprender mais sobre a própria saúde.

4. Palestras e rodas de conversa

As palestras e rodas de conversa feitas por profissionais da saúde mental também podem ser uma boa ideia. Dessa maneira, é possível selecionar diversos temas diferentes para serem tratados em encontros com os colaboradores. Assim, eles poderão aprender mais sobre os cuidados com a saúde mental e, ao mesmo tempo, tirar dúvidas e quebrar esteriótipos que possam estar enraizados na sociedade.

 

Com essas ações, você certamente começará a incentivar os cuidados com a saúde mental na empresa. Experimente as nossas dicas e até mais! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.