Como incentivar o time de colaboradores?

Nem sempre é fácil incentivar o time de colaboradores. Porém, é indispensável utilizar estratégias inteligentes para manter o time ativo e impulsioná-lo rumo a um crescimento constante. Caso contrário, tanto a equipe, quanto a empresa, poderão sofrer uma estagnação.

Sendo assim, convidamos você para analisar as nossas dicas e inspirar-se com as nossas ideias. Vamos juntos!

Como incentivar o time de colaboradores?

Existem diferentes formas de incentivar o time de colaboradores para aumentar os resultados e o desempenho de todo o time. Porém, em primeiro lugar, é muito importante que a liderança conheça bem o seu time para oferecer medidas e mecanismos que estejam alinhados às necessidades do grupo.

Isto é, nem sempre as estratégias que você vir por aí serão suficientes ou adequadas ao estilo dos seus colaboradores. É preciso ter um olhar atento para as subjetividades, a fim de ter um bom resultado.

Dito isso, vamos agora às considerações:

1. Estabeleça a cultura de feedback

A cultura do feedback pode impactar profundamente nos resultados da sua equipe. Afinal, às vezes o grupo de profissionais está com uma performance “estagnada” por, simplesmente, sequer ter ideia disso.

Sendo assim, procure sempre apontar os pontos positivos e negativos dos seus colaboradores, além de alinhar as expectativas de ambos os lados diante dos projetos desenvolvidos ao longo dos dias.

2. Crie objetivos reais e com a participação do time

Na hora de traçar as metas e os objetivos, procure criar opções que sejam reais e alinhadas à equipe. Isto é, cuidado com aquelas metas que parecem lindas no papel, mas que na vida real estão apenas sobrecarregando as pessoas.

Inclusive, é interessante permitir que o grupo participe da escolha das metas, a fim de construir uma atmosfera mais inclusiva e incentivadora.

3. Conheça os seus colaboradores e delegue de forma adequada

Muitas vezes, a liderança deseja incentivar o time de colaboradores mas, na prática, sequer conhece as características de cada um. Dito de outro modo, desejam um engajamento do time, mas sequer têm ideia de quais são as atribuições de cada colaborador, o que faz com que as atividades sejam delegadas de forma ruim.

Sendo assim, considere se aproximar mais do seu time, conhecendo-o verdadeiramente e entendendo o perfil de cada um. Em seguida, delegue de acordo com os perfis para criar um espaço de trabalho ainda mais motivador.

4. Crie programas de bonificação por resultados

Os programas de bonificação por resultados também são interessantes e podem ajudar a incentivar o time de colaboradores. Você pode apostar em programas diversos, que estejam alinhados à realidade da sua empresa, claro.

5. Cuide do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho também precisa ser bem adequado. Se houver falhas nesse sentido, não só a motivação, como a saúde dos colaboradores, poderão estar em risco.

Portanto, cuide da ergonomia, do clima e da organização do ambiente físico de trabalho. No fim, tudo isso fará diferença.

Inclusive, lembre-se de se manter atento às necessidades de cada colaborador, pois as características do ambiente podem ser diferentes para cada tipo de trabalho/trabalhador. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.