Como incentivar novos colaboradores?

Conseguir incentivar novos colaboradores é o objetivo da maior parte dos líderes. Porém, nem sempre sabemos por onde começar quando uma pessoa nova chega ao nosso trabalho, não é mesmo?

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas práticas que você pode ter em mente na hora de criar uma atmosfera confortável para os seus liderados. Acompanhe e saiba mais!

Como incentivar novos colaboradores?

Para incentivar novos colaboradores você precisa estar aberto. Isso significa que você deve estar preparado para conhecê-los de verdade. Caso contrário, você poderá cair no erro de apenas replicar um passo a passo, sem considerar a subjetividade de quem está diante de você.

Assim sendo, tente se aproximar dos seus liderados recém-chegados. Ouça-os, esteja atento ao que querem e ao que não querem. Tudo isso poderá lhe ajudar a incentivá-los e motivá-los.

Veja outras considerações importantes:

1. Apresente-o aos novos colegas

Você, enquanto líder, tem a obrigação de apresentar os seus novos colaboradores aos antigos. Porém, cuidado para não deixar essa apresentação formal demais! Se você realmente quer que o novo colaborador se sinta acolhido e à vontade, não vá ficar marcando reuniões para que ele se apresente na frente de dezenas de pessoas, hein?

Pelo contrário: você pode apresentá-lo um a um, sem pressão e sem querer que ele destaque mil e uma informações sobre si mesmo.

2. Apresente as metas e objetivos da empresa

Apresentar as metas e objetivos da empresa também é imprescindível. Você precisa inteirar a pessoa acerca do que já está sendo desenvolvido e por que está sendo desenvolvido.

Desse modo ela começa a entender melhor a dinâmica da corporação como um todo, sentindo-se parte de algo maior. Consequentemente, recebe uma maior abertura para ser proativa, por exemplo.

3. Estabeleça uma rotina de feedback logo de início

Crie uma boa rotina de feedback para incentivar novos colaboradores. Eles precisam perceber que você estará sempre por perto auxiliando, direcionando quando necessário e trazendo críticas construtivas que os impulsionam ainda mais.

Acredite, isso é muito melhor do que chegar em uma empresa e se sentir “largado” no meio das outras pessoas.

4. Conheça bem o seu colaborador antes de delegar tarefas

Conheça o seu colaborador. Aproxime-se dele e entenda as reais habilidades que ele possui. Essas informações podem ajudar na hora de delegar tarefas.

Afinal, não existe uma fórmula mágica: se você quer incentivar novos colaboradores, precisa conhecê-los para oferecer um bom suporte na hora de delegar as atividades cotidianas.

Caso contrário, ele poderá se sentir perdido, deslocado e até mesmo desmotivado. Fique de olho nisso!

5. Mantenha-se próximo e seja amigável

Mantenha-se próximo dos seus novos colaboradores. Seja um líder amigável, que conversa e que não fica, a todo momento, apenas cobrando mil e uma coisas sobre o trabalho. O ambiente corporativo não precisa ser chato. Ele pode e deve ser agradável, leve e, em algumas circunstâncias, descontraído.

Dessa maneira será possível criar e desenvolver uma rotina muito mais motivadora que, consequentemente, ajudará a incentivar novos colaboradores. Faça o teste de se aproximar (sem forçar amizade) e veja como isso pode mudar o desempenho da equipe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.