Como incentivar bons hábitos na escola?

Incentivar bons hábitos na escola é disseminar informações que podem mudar a vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Por isso, investir em trabalhos que priorizem esse tipo de ação é um caminho voltado a um futuro melhor, no qual as pessoas poderão ter mais saúde e qualidade de vida devido aos hábitos positivos instaurados na infância.

Vamos pensar em algumas possibilidades que podem ser relevantes nesse sentido? Acompanhe-nos!

Como incentivar bons hábitos na escola?

Para incentivar bons hábitos na escola é necessário pensar em quais você deseja focar. Veja algumas ideias:

  • Qualidade do sono;
  • Autocuidado e higiene;
  • Leitura e aprendizagem;
  • Atividades físicas;
  • Boa alimentação;
  • Entre outros.

Abaixo trouxemos algumas atividades que você poderá incluir na sua rotina na escola para incentivar os seus alunos. Confira:

1. Momento de leitura

O momento da leitura, que pode acontecer no início ou no fim da aula, incentiva os estudos e a leitura, de fato. Assim, é possível instigar os nossos alunos a criarem esse hábito tão importante – e que pode fazer a diferença em nossas vidas.

2. Pesquisas e projetos relacionados aos bons hábitos

As pesquisas, tarefas e trabalhos focados nos bons hábitos também são interessantes. Por exemplo, você pode criar trabalhos e projetos em cada bimestre, voltados a um tipo de hábito. É o caso de fazer sobre atividades físicas em um bimestre, sobre alimentação no outro, etc.

Assim, as crianças poderão pesquisar e levantar informações relevantes sobre essas áreas, viabilizando um maior conhecimento do que pode ser positivo para elas mesmas.

3. Escovação na escola

A escovação, feita depois das refeições, também pode ser uma forma de incentivar bons hábitos na escola. Embora isso possa, de fato, tomar um pouco de tempo de determinadas aulas, a gente sabe que essa prática pode fazer toda a diferença na vida dos pequenos.

Especialmente em casos nos quais nós podemos notar uma certa negligência por parte da família, no que diz respeito a esse tipo de cuidado. Portanto, incentivar essa prática dentro da escola é bem interessante.

4. Incentivo aos cuidados com a higiene

Assim como a escovação é uma prática de higiene importante, outros cuidados devem ser incentivados. É o caso de solicitar que as crianças lavem as mãos antes de comer, por exemplo, evitando contaminações. Outras práticas, como lavar os pés depois de andar descalço, também podem ajudar os pequenos a reconhecerem a higiene pessoal como algo muito importante e construtivo para as suas vidas e qualidade de vida.

5. Atividades físicas em aulas diversas

As atividades físicas não precisam ficar restritas às aulas de educação física. Isto é, determinados conteúdos podem ser trabalhados de uma maneira diferente. É o caso de usar a dança com música para trabalhar língua portuguesa, por exemplo.

Usar a criatividade, nesse sentido, e incentivar nossas crianças e adolescentes no desenvolvimento de hábitos saudáveis é crucial para aumentar a qualidade de vida dos pequenos.

As conversas com os pais também são interessantes

Lembre-se de que conversar com os pais sobre modos de incentivar bons hábitos na escola e em casa também é importante. Assim, com a união das ações das famílias e dos professores, quem sabe, construiremos um mundo melhor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.